Metacognição, programação de computadores e robótica: um mapeamento de teses em língua portuguesa no campo educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440698

Palavras-chave:

Metacognição, Computer Programming, Robotics

Resumo

Objetiva-se analisar que aspectos teóricos e práticos da metacognição, da programação de computadores e da robótica estão sendo abordados em teses produzidas em língua portuguesa no campo da Educação. À vista disso, procede-se a uma abordagem quali-quantitativa, exploratória, por meio de procedimentos predominantemente bibliográficos, do tipo estado do conhecimento. Para delimitação do corpus documental, filtraram-se as teses no período de 2013 a 2017, que constam no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Programas de Pós-Graduação em Educação com nota 7 no sistema de Avaliação Capes, RCAAP e B-On. Em um processo de ruptura dos pré-conceitos, 57 pesquisas foram filtradas, resultando-se em 17 teses para analisá-las. Para isso, utilizaram-se três categorias gerais: programação de computadores, metacognição; scratch, metacognição; e robótica, metacognição. Além dessas, outras quatro específicas: programação de computadores; robótica; scratch; e metacognição. Em síntese, por meio da análise do título, das palavras-chave, do resumo e do sumário, 13 teses contemplaram as categorias, sendo três consideradas como gerais e que agregam as temáticas em investigação. O estudo associando tais temáticas revela-se incipiente, porém promissor, pois, diante das fontes pesquisadas, mostra carência de pesquisas nessa esfera. Por outro lado, possibilita a ampliação para um estado da arte que poderá validar o resultado obtido.

Biografia do Autor

Fernanda Batistela, Universidade de Passo Fundo - UPF

Fernanda Batistela possui Graduação em Pedagogia - Anos Iniciais; Habilitação para o Exercício do Magistério da Educação Infantil; Pós-Graduação em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar; Mestrado em Educação, com bolsa da Taxa Prosup/Capes entre 2013 e 2015. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital - GEPID - [http://gepid.upf.br] e doutoranda em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - PPGEDU, com bolsa Egressa. Esteve na liderança do Grupo de Educadores Google de Passo Fundo entre 2015 e 2020. Está como tutora da Instituição Monteiro Lobato. Suas atuais temáticas de pesquisa estão nas relações entre a metacognição procedimental e o pensamento computacional em contexto de utilização da robótica na área educacional.

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo - UPF

Concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação [Conceito 7 Capes] na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três - Itália. É pós-doutor em Educação [Conceito 6 CAPES] pela UFRGS com apoio do CNPq e, também, Pós-Doutor Sênior CNPq no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação [Conceito 7 Capes]. É Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação [Conceito 5 Capes] - Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática [Conceito 4 Capes] - Mestrado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. Na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai, campus Santo Ângelo, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico [Conceito 4 CAPES]. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. É o idealizador dos Seminários Nacionais de Cultura Digital e coordenador das cinco primeiras edições. É o idealizador dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers, Escola de Hackers Avançada e Academia White Hat da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. É líder do Grupo de Educadores Google Passo Fundo, membro da Rede de Inovação para a Educação Brasileira do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), da Rede Nacional de Ciência para Educação e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Sócio-fundador da T&F Educational e CEO de Pesquisa e Criatividade do B-LAB Learning Space. Já realizou conferências TEDx e na Campus Party Brasil.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo - UPF

Graduação em Matemática/Física (1989); Especialização em Educação Matemática (1991); Especialização em Ensino de Física (1992); Mestrado em Educação (2001); Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina - 2011) com estudos no Grupo de Investigación sobre el Aprendizaje de las Ciencias na Universidad de Álcala - Espanha; Pós-doutorado na Unversidad de Burgos - Espanha. Professora de Física da Educação Básica (1990 a 2002) e desde 1993 professora da Área e Curso de Física na Universidade de Passo Fundo (Titular III), ministrando disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente as relacionadas ao Ensino de Física/Ciências, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso. Atuou como: coordenadora da Área e do Curso de Física por diferentes períodos, coordenadora da UPF Editora (2013-2014), membro do Conselho Universitário (2011-2018) e coordenadora de Área PIBID/Capes/Física (2012-2018). Atualmente é coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e coordenadora da linha de pesquisa Processo Educativos e Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (mestrado profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), ambos da Universidade de Passo Fundo. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Cientifica e Tecnológica cadastrado no CNPq. Desenvolve investigação nos temas relacionados aos ensino de Física/Ciências nos diferentes níveis educacionais, especialmente os vinculados as Atividades Experimentais (Laboratório didático), Metacognição, Estratégias metacognitivas, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica e Metodologia Investigativa. Integra a Rede Internacional do Ensino de Ciências e Tecnologias Educacional e é revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais.

Referências

ALCÂNTARA, Marcelo Silveira de. Metacognição e autorregulação na graduação universitária: estratégias de estudo individual e ensino-aprendizagem em contexto de iniciação à expertise. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.

BARBOSA, Fernando da Costa. Rede de aprendizagem em robótica: uma perspectiva educativa de trabalho com jovens. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

BRANDÃO, Zaia; BAETA, Anna Maria Bianchini; ROCHA, Any Dutra Coelho. Evasão e repetência no Brasil: a escola em questão. 2. ed. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1986.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

FUCK, Rafael Schilling. Da recognição e da cognição inventiva: uma cartografia das experiências de programação por estudantes de escolas públicas do ensino fundamental. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016.

KITCHENHAM, Barbara. Procedures for Performing Systematic Reviews. 2004. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf. Acesso em: 13 out. 2019.

LUNA, Sergio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. Elementos para uma análise metodológica. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2011.

MESSINA, Graciela. Investigación en o investigación acerca de la formación docente: un estado del arte en los noventa. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 19, p. 145-207, 1 jan. 1999. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/1057. Acesso em: 4 fev. 2018.

MOROSINI, Marilia Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação. Universidade Federal de Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 5 fev. 2018.

MOROSINI, Marilia Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 4 fev. 2018.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. EsPintrichtudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 5-16, jul./dez. 2004. Disponível em: http://jacquestherrien.com.br/wp-content/uploads/2014/06/Estado-da-Quest%C3%A3o-reflex%C3%B5es-te%C3%B3rico-metodol%C3%B3gicas.pdf. Acesso em: 4 fev. 2018.

NOVAES, Luciana Aparecida Godinho. O estado da questão sobre as práticas pedagógicas nas escolas normais brasileiras do século XX. 38ª Reunião Nacional - ANPEd. Out. 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/poster_38anped_2017_GT04_749.pdf. Acesso em: 9 dez. 2019.

PETERSEN, Kai; FELDT, Robert; MUJTABA, Shahid; MATTSSON, Michael. Systematic mapping studies in software engineering. In: 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering – EASE, vol. 17, nº 1, 2008. p. 1-10.

PETERSEN, Kai; VAKKALANKA, Sairam; KUZNIARZ, Ludwik. Guidelines for conducting systematic mapping studies software engineering: An update. Information and Sotware Tecnology 64, 2015, p. 1-18.

PINTRICH, Paul R.; GARCIA, Teresa. Self-regulated learning in college students: knowledge, strategies and motivation. In: PRINTRICH, Paul R.; BROWN, Donald R.; WEINSTEIN, Claire Ellen (Eds.). Student Motivation Cognition and Learning. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum, 1994, p. 113-134.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências sociais. Trad. João Minhoto Marques, Maria Amália Mendes e Maria Carvalho. Lisboa, Portugal: Gradiva, 2005.

RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n1/16802.pdf. Acesso em: 4 fev. 2018.

SCHIVANI, Milton. Contextualização no ensino de física à luz da teoria antropológica do didático: o caso da robótica educacional. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, 2014.

SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca. Alfabetização. Brasília, DF: MEC/Inep/Comped, 2000. [Série Estado do Conhecimento N 1]. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000084.pdf. Acesso em: 4 fev. 2018.

SOUZA, Fábio Marques de. O cinema como mediador na (re)construção de crenças de professores de espanhol-língua estrangeira em formação inicial. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

TEIXEIRA, Jaylson. Contribuições para o Ensino de Programação de Computadores a Futuros Professores de Matemática. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade do Minho. Especialidade em Tecnologia Educativa, 2017.

ZOHAR, Anat; BARZILAI, Sarit. A review of research on metacognition in science education: current and future directions. Studies in Science Education, v. 49, n. 2, p.121-169, 25 oct. 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03057267.2013.847261. Acesso em: 14 nov. 2018.

Downloads

Publicado

2021-05-05

Como Citar

Batistela, F., Teixeira, A. C., & Rosa, C. T. W. da. (2021). Metacognição, programação de computadores e robótica: um mapeamento de teses em língua portuguesa no campo educacional. Educação, 46(1), e43/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644440698

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)