Metacognição, computer programming and robotics: um mapping of teses in Portuguese language not educational field

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440698

Keywords:

Metacognição, Computer Programming, Robotics

Abstract

Objective-it will be analyzed that theoretical and practical aspects of metacognição, computer programming and robotics are being addressed in teses produced in Portuguese language not in the field of Education. In view of this, a quali-quantitative, exploratory approach is proceeded through predominantly bibliographic procedures, of the conhecimento status. For the delimitation of the documentary corpus, filters will be carried out in the period from 2013 to 2017, constants will not be included in the Catalog of Teses and Dissertações da Capes, Programs of Poster-Graduação em Educação with note 7, no system of Avaliação Capes, RCAAP and B-On. Num process of rupture of loans, 57 filtered foram investigations, resulting in 17 tests for analysis. For this, it uses three categories gerais: computer program, metacognição; scratch, metacognição; y Robotics, metacognição. Além dessas, outras quatro specific: computer programming; robotics; y scratch; metacognição. In this case, by way of an analysis of the title, you give chavras-chave, of the summary and of the sum, 13 theses contemplating the categories, being considered three as gerais and adding thematic subjects in research. Or I am associating these thematic ones, the promissor, pois, diante das fontes pesquisadas, shows the nature of research in this area. On the other hand, it allows an extension to a state of art that will be able to validate or result obtained.

Author Biographies

Fernanda Batistela, Universidade de Passo Fundo - UPF

Fernanda Batistela possui Graduação em Pedagogia - Anos Iniciais; Habilitação para o Exercício do Magistério da Educação Infantil; Pós-Graduação em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar; Mestrado em Educação, com bolsa da Taxa Prosup/Capes entre 2013 e 2015. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital - GEPID - [http://gepid.upf.br] e doutoranda em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - PPGEDU, com bolsa Egressa. Esteve na liderança do Grupo de Educadores Google de Passo Fundo entre 2015 e 2020. Está como tutora da Instituição Monteiro Lobato. Suas atuais temáticas de pesquisa estão nas relações entre a metacognição procedimental e o pensamento computacional em contexto de utilização da robótica na área educacional.

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo - UPF

Concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação [Conceito 7 Capes] na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três - Itália. É pós-doutor em Educação [Conceito 6 CAPES] pela UFRGS com apoio do CNPq e, também, Pós-Doutor Sênior CNPq no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação [Conceito 7 Capes]. É Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação [Conceito 5 Capes] - Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática [Conceito 4 Capes] - Mestrado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. Na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai, campus Santo Ângelo, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico [Conceito 4 CAPES]. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. É o idealizador dos Seminários Nacionais de Cultura Digital e coordenador das cinco primeiras edições. É o idealizador dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers, Escola de Hackers Avançada e Academia White Hat da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. É líder do Grupo de Educadores Google Passo Fundo, membro da Rede de Inovação para a Educação Brasileira do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), da Rede Nacional de Ciência para Educação e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Sócio-fundador da T&F Educational e CEO de Pesquisa e Criatividade do B-LAB Learning Space. Já realizou conferências TEDx e na Campus Party Brasil.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo - UPF

Graduação em Matemática/Física (1989); Especialização em Educação Matemática (1991); Especialização em Ensino de Física (1992); Mestrado em Educação (2001); Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina - 2011) com estudos no Grupo de Investigación sobre el Aprendizaje de las Ciencias na Universidad de Álcala - Espanha; Pós-doutorado na Unversidad de Burgos - Espanha. Professora de Física da Educação Básica (1990 a 2002) e desde 1993 professora da Área e Curso de Física na Universidade de Passo Fundo (Titular III), ministrando disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente as relacionadas ao Ensino de Física/Ciências, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso. Atuou como: coordenadora da Área e do Curso de Física por diferentes períodos, coordenadora da UPF Editora (2013-2014), membro do Conselho Universitário (2011-2018) e coordenadora de Área PIBID/Capes/Física (2012-2018). Atualmente é coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e coordenadora da linha de pesquisa Processo Educativos e Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (mestrado profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), ambos da Universidade de Passo Fundo. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Cientifica e Tecnológica cadastrado no CNPq. Desenvolve investigação nos temas relacionados aos ensino de Física/Ciências nos diferentes níveis educacionais, especialmente os vinculados as Atividades Experimentais (Laboratório didático), Metacognição, Estratégias metacognitivas, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica e Metodologia Investigativa. Integra a Rede Internacional do Ensino de Ciências e Tecnologias Educacional e é revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais.

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Published

2021-05-05

How to Cite

Batistela, F., Teixeira, A. C., & Rosa, C. T. W. da. (2021). Metacognição, computer programming and robotics: um mapping of teses in Portuguese language not educational field. Education, 46(1), e43/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644440698

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