Colonização e educação na Amazônia portuguesa (1500-1757)
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644437931Mots-clés :
Colonização, Educação, Amazônia portuguesa.Résumé
Trata da colonização da Amazônia, com foco no aspecto educacional, no período cronológico de 1500 a 1757, abrangendo desde as primeiras expedições ao rio Amazonas até a consolidação de diretrizes para a instrução da população paraense, no século XVIII, tendo por objetivo compreender o vínculo entre a colonização no Estado do Grão-Pará e Maranhão e o processo educacional. Perpassa pela relação entre os religiosos e a educação no Estado do Grão-Pará e Maranhão, unidade administrativa da colônia portuguesa distinta do Brasil, e a transferência das responsabilidades acerca da educação para o Estado, durante o governo de Mendonça Furtado. Analisa, para o traçar dos fatos históricos, as "Instruções regias, publicas e secretas" dirigidas ao governador, assim como o "Directorio" editado por Mendonça Furtado em obediência às ordens reais, caracterizando-se como uma pesquisa histórico-documental. Reflete quanto à imposição de valores da civilização ocidental cristã e da visão eurocêntrica do mundo, tendo como meio de disseminação a educação para a dominação econômica, política e ideológica. Considera, assim, que a instrução ofertada aos gentios, negros e filhos de colonos foi orientada pelo projeto de hegemonia e dominação portuguesa; e que, a partir desses intentos, foi implementado o projeto político-pedagógico que objetivava formar indivíduos que se desconhecessem como membros de um grupo oprimido, estabelecendo-se mecanismos permanentes de obstrução a qualquer tentativa de emergência de um processo pedagógico contrário aos interesses da Coroa e das ordens religiosas.
Références
ABREU, Capistrano de. Capítulos de história colonial. Brasília, DF: UNB, 1982.
BAENA, Antônio Ladislau Monteiro. Compêndio das eras da Província do Pará. Belém, PA: UFPA, 1969.
BETTENDORFF, João Felipe. Crônica da missão dos padres da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão. 2. ed. Belém, PA: FCPTN/Secult, 1990.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BRASIL. História do Exército Brasileiro: perfil militar de um povo. v. 3. Brasília, DF: Estado Maior do Exército, 1972.
BUENO, Lucas; DIAS, Adriana. Povoamento inicial da América do Sul: contribuições do contexto brasileiro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 29, n. 83, p. 119-147, Jan./Apr. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v29n83/0103-4014-ea-29-83-00119.pdf. Acesso em: 29 mar. 2019.
DIAS, Manuel. A Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão. São Paulo: Editora Nacional, 1988, p. 175-189.
DAMASCENO, Alberto. Espadas, terços e letras: origens da educação estadual da américa portuguesa. Belém: Editora Açaí, 2010.
DIRECTORIO que se deve observar nas Povoações dos Índios do Pará, e Maranhão em quanto Sua Magestade não mandar o contrario. In:
COLLECÇÃO da Legislação Portugueza desde a ultima compilação das ordenações, do Desembargador Antonio Delgado da Silva. Pelo mesmo Anno de 1750 a 1762. Lisboa: Typ. de Luiz Correa da Cunha, 1829. Sem paginação.
FREIRE, José Ribamar Bessa. A Amazônia no período colonial: 1616 - 1978. Manaus: FUA, 1987.
FREIRE, José Ribamar Bessa. Rio Babel: a história das línguas na Amazônia. 2. ed. Rio de Janeiro: UERJ, 2011.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
INSTRUÇÕES regias, publicas e secretas para Francisco Xavier de Mendonça Furtado, Governador do Maranhão e Grão-Pará, sobre administração, missões e indios, repressão do poder eclesiastico, doutrinas pregadas pelos jesuitas, representação do P. Malagrida, privilegios do Maranhão. In: MENDONÇA, Marcos Carneiro de. A Amazônia na era pombalina: correspondência inédita do governador e capitão-general do Estado do Grão-Pará e Maranhão Francisco Xavier de Mendonça Furtado 1751-1759. Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 1963. Sem paginação.
LAKATOS, Eva Maria. Sociologia geral. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1981.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2020.
LAPA, José Roberto do Amaral. Livro da Visitação do Santo Ofício da Inquisição ao Estado do Grão-Pará (1763-1769). Petrópolis: Vozes, 1978.
MACHADO, André Roberto de A. Para além das fronteiras do Grão-Pará: o peso das relações entre as províncias no xadrez da independência (1822-1825). Outros Tempos: Pesquisa em Foco-História, v. 12, n. 20, p. 1-28, 2015. Disponível em: https://www.outrostempos.uema.br/OJS/index.php/outros_tempos_uema/article/view/449/pdf. Acesso em: 29 mar. 2019.
MAURO, Frédéric (coord.). O império luso-brasileiro (1620:1750): nova história da expansão portuguesa. Lisboa: Estampa, 1991. Tomo VII.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Notas sobre linguagem, texto e pesquisa histórica em educação. História da educação, v. 3, n. 6, p. 69-77, 1999.
PARÁ. Estudos e problemas amazônicos: história social e econômica e temas especiais. Belém, PA: IDESP, 1989.
PARÁ. O paraense. Belém, n. 3, 29 de maio de 1822.
PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012.
PORRO, Antonio. As crônicas do rio Amazonas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
ROSÁRIO, Maria José Aviz do; MELO, Clarice Nascimento de. A educação jesuítica no Brasil colônia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 379-389, mar. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640534/8093. Acesso em: 29 mar. 2019.
ROSSOLILLO, Francesco. Nação. In: BOBBIO, Norberto et al. (org.). Dicionário de política. Brasília, DF: Ed. UnB, 1986.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SILVA, Garcilenil do Lago. Educação na Amazônia Colonial: contribuição à história da educação brasileira. 1976. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1976.
SILVA-REIS, Dennys; BAGNO, Marcos. A tradução como política linguística na colonização da Amazônia brasileira. Revista Letras Raras, v. 7, n. 2, p. 8-28, 2018. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1126/707. Acesso em: 29 mar. 2019.
SODRÉ, Nelson Werneck. História Militar do Brasil. 12. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________