O Processo de Bolonha 1.0 e 2.0 e sua Globalização: implicações para a universidade

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644431933

Mots-clés :

Processo de Bolonha, Universidade e Mercado, Globalização

Résumé

Objetivamos analisar o movimento de transformação da universidade europeia, a partir da implementação do Processo de Bolonha (PB 1.0), considerando seus antecedentes, dentre os quais a Magna Charta Universitatum e a Declaração da Sorbonne e continuidades por meio do PB 2.0 e especialmente a instituição do Programa Horizonte 2020. Investigamos também como a difusão deste Processo/modelo veio globalizando-se em um movimento denominado de ‘Globalização do PB’. Essas iniciativas são reações dos líderes europeus, que visam resgatar a hegemonia que a Europa veio perdendo no tocante à liderança e à atração que suas universidades exerciam, bem como na perda do protagonismo em termos econômicos, políticos, culturais e principalmente no quesito inovação em Ciência & Tecnologia. Utilizamo-nos da análise documental, como metodologia, buscando ter presente a totalidade do processo histórico, na perspectiva de que a compreensão de fatos, acontecimentos, episódios, fenômenos somente pode ser alcançada em seu processo constitutivo. Pela análise percebe-se que o PB, em suas diferentes fases, representa movimentos distintos e complementares de um mesmo processo. Em termos de universidade ficam evidentes as iniciativas e concretizações direcionadas à integração, homogeinização e diferenciação, em âmbito regional, mas que gradativamente vem globalizando-se. A radicalização do PB significa a subsunção da universidade aos desígnios do mercado, colocando em xeque a concepção de universitas, com claros prejuízos, particularmente à formação humana.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador Produtividade Nível 1B do CNPq

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publié-e

2018-07-09

Comment citer

Bianchetti, L., & Thiengo, L. C. (2018). O Processo de Bolonha 1.0 e 2.0 e sua Globalização: implicações para a universidade. Educação, 43(3), 413–430. https://doi.org/10.5902/1984644431933

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