Pensar a cidade, as crianças e sua educação
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644429034Mots-clés :
Cidade, educação e criança. Hannah Arendt e educação. Pólis e a educação das crianças.Résumé
Este artigo, sob forma de ensaio, problematiza a participação da criança na cidade, colocando em suspeição se a sua exclusão nos espaços sociais mais amplos ocorre porque a cidade – a pólis, tal como os gregos a denominavam – foi perdendo as referências legadas pelo passado como a organização mais elevada do convívio humano. Considera que o reconhecimento da criança como partícipe na cidade não significa desvinculá-la de uma experiência social compartilhada com outras categorias geracionais e nem torná-la refém de uma autonomia, cuja infância autocentrada (CUSTÓDIO, 2016) pode muito bem expor certos particularismos que a desvincula de uma rede de relações humanas mais amplas e complexas, destituindo os adultos de suas responsabilidades públicas com aqueles que chegam ao mundo. Dialogando, fundamentalmente, com o pensamento de Hannah Arendt (2011, 2010, 2007, 1987) sobre o que ela depreende da experiência grega da pólis, procura transpor prerrogativas usualmente dominantes sobre a participação das crianças na cidade, chamando a atenção para o papel da educação na compreensão da cidade como uma experiência cujo legado das tradições culturais e heranças simbólicas seja uma referência importante e permanente na formação das novas gerações.
Références
AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
AGUIAR, Odílio Alves. Filosofia, política e ética em Hannah Arendt. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.
ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011.
ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
ARENDT, Hannah. O que é política? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
ASSY, Bethânia. Faces privadas em espaços públicos: por uma ética da responsabilidade. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 31-60.
CARVALHO, José Sergio Fonseca de. Educação, uma herança sem testamento: diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2017.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Por uma pedagogia da dignidade: memórias e reflexões sobre a experiência escolar. São Paulo: Summus, 2016.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Política e educação em Hannah Arendt: distinções, relações e tensões. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p 813-828, jul./set. 2014.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso Editora Ltda., 2013.
CENPEC. Carta das Cidades Educadoras. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 1, n. 1, mai 2006. ISSN 2237-9983. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/165/194>. Acesso em: 22 ago. 2017.
CIDADES AMIGAS DA CRIANÇA: uma iniciativa internacional que promove a participação da criança nos governos locais. Disponível em <https://www.unicef.org/brazil/sowc20anosCDC/cap1-dest15.html>. Acesso em: 20 ago. 2017.
CUSTÓDIO, Crislei de Oliveira. A infância no espelho da pedagogia: mundo infantil, regimes de temporalidade e individualização no discurso pedagógico. 2016. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
FERREIRA, Educação em Esparta e em Atenas: dois métodos e dois paradigmas. In: LEÃO, Delfim Ferreira; FERREIRA, José Ribeiro; FIALHO, Maria do Céu. Cidadania e paideia na Grécia antiga. São Paulo: Annablume Editora, 2011. p. 11-45.
FIALHO, Maria do Céu. Rituais de cidadania na Grécia antiga. In: LEÃO, Delfim Ferreira; FERREIRA, José Ribeiro; FIALHO, Maria do Céu. Cidadania e paideia na Grécia antiga. São Paulo: Annablume Editora, 2011. p. 111-114.
FREITAS, Monica Silva de. A hospitalidade em Homero. Ítaca: Revista de Pós-Graduação em Filosofia. Rio de Janeiro: IFCS – UFRJ, n. 27, p. 33-42, 2014. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/Itaca/article/view/>. Acesso em: 2 abr. 2017.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
MATOS, Olgária. Walter Benjamin: polis grega, metrópolis modernas. In: SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia. (Org.). Política, cidade e educação: itinerários de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2009a. p. 61-86.
MATOS, Olgária. Contemporaneidades. São Paulo: Lazuli/Companhia Editora Nacional, 2009b.
MATOS, Olgária. Ethos e amizade: a morada do homem. Revista Psicanálise e Cultura, São Paulo, v. 31, n. 46, p. 75-79, 2008.
MATOS, Olgária. Discretas esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.
NASCIMENTO, Mariângela M. A esfera pública na democracia brasileira: uma reflexão arendtiana. In: CORREIA, Adriano; NASCIMENTO, Mariangela. (Org.). Hannah Arendt: entre o passado e o presente. Juiz de Fora: UFJF, 2008.
ORTEGA, Francisco. Para uma política da amizade: Arendt, Derrida, Foucault. Rio de Janeiro: Sinergia: Relume Dumará, 2009.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Introdução. Criança, cidade e cidadania. Atas do Colóquio Internacional, Guimarães/Portugal, dez. 2016. Edição Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELOS, Vera M.; SARMENTO, Manuel Jacinto (Org.). Infância (in)visível. Araraquara: Junqueria e Marin, 2007. p. 25-49.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, A. B. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto/Portugal: Edições ASA, 2004.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
TELLES, Vera da Silva. Direitos sociais: afinal do que se trata? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________