Meios digitais em práticas pedagógicas na educação: uma análise hermenêutico-fenomenológica

Autores

  • Adriana Barroso de Azevedo Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644419526

Palavras-chave:

Tecnologias digitais de informação e comunicação, Docência, Educação básica, Experiência

Resumo

O artigo aqui apresentado traz resultados de pesquisa realizada com 11 professores, indicados por serem inovadores, criativos e por possuírem práticas pedagógicas diferenciadas com uso de tecnologias, que atuam em escolas nas redes pública e privada dos municípios de São Bernardo do Campo e São Paulo. O trabalho parte da concepção da pesquisa-formação (JOSSO, 2010) e busca promover reflexão com vistas à construção de conhecimentos sobre educação e tecnologia. As narrativas das experiências docentes com uso de tecnologia, construídas em ambientes virtuais de aprendizagem, foram analisadas a partir da abordagem hermenêutica-fenomenológica (Freire 2012, Ricouer 1986). Os resultados apontam que as práticas não estão ancoradas no uso da tecnologia em si, mas no desejo desses educadores de promover uma educação mais humanizada e próxima do contexto de seu aluno.

Biografia do Autor

Adriana Barroso de Azevedo, Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997). Pós doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós Graduação em Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância e Coordenadora do Curso de Formação Pedagógica - PARFOR na mesma Instituição. Pesquisadora e docente na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação e tecnologia, tecnologias na educação, educação e comunicação, formação de professores, uso de tecnologias na docência e cidadania digital. É avaliadora do INEP/MEC do curso de Pedagogia para os atos de autorização, reconhecimento e credenciamento presencial e EAD e é também avaliadora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para os atos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores.

http://lattes.cnpq.br/7272976836026061


Downloads

Publicado

2016-07-21

Como Citar

Azevedo, A. B. de. (2016). Meios digitais em práticas pedagógicas na educação: uma análise hermenêutico-fenomenológica. Educação, 41(2), 495–508. https://doi.org/10.5902/1984644419526

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua