Condições de trabalho docente: novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade

Autores/as

  • Elton Luiz Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina, Xanxerê, Santa Catarina
  • Marilda Pasqual Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina, Xanxerê, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449123

Palabras clave:

Políticas de avaliação, Ideb, Condições de trabalho docente.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464449123

O artigo tem por objetivo analisar ações que implicam o trabalho docente, nomeadamente as que se referem às condições objetivas de trabalho e de emprego, tendo em conta novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade da educação básica implicadas no Ideb. Examina dados de questionários e entrevistas com gestores escolares e docentes do ensino fundamental, destinados a levantar ações delineadas entre 2010 e 2012, com vistas à melhoria da qualidade educacional. Assinala que, embora muitas ações informadas impliquem as condições de trabalho, a maioria delas focaliza condições objetivas e foi traçada tendo o Ideb como fator mobilizador. Conclui que o protagonismo a que a escola é chamada a exercer concentra-se na produção de resultados visando metas nacionais que têm asseverado as já difíceis condições de trabalho dos docentes. Palavras-chave: políticas de avaliação, Ideb, condições de trabalho docente.

Biografía del autor/a

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Xanxerê, Santa Catarina

Doutor em Educação (Unisinos). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Bolsista da Capes – Proc. Nº 10334/12-2

Marilda Pasqual Schneider, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Xanxerê, Santa Catarina

Doutora em Educação (UFSC). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Bolsista da Capes – Proc. Nº 10382/12-7

Publicado

2014-01-14

Cómo citar

Nardi, E. L., & Schneider, M. P. (2014). Condições de trabalho docente: novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade. Educación, 39(1), 215–228. https://doi.org/10.5902/198464449123

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua