Cursos Preparatorios Populares como acción afirmativa: potencialidades en el acceso a la Educación Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644473567

Palabras clave:

Acción afirmativa, Cursos Preparatorios Populares, Política de acceso

Resumen

La historia de los (des)caminos de la Educación Básica en Brasil resultó en la exclusión de la población pobre de los niveles más altos de educación, y en ese escenario los Cursos Preparatorios Populares surgieron como una forma de acción afirmativa (AA), con el objetivo de dar el acceso de la población marginada a la universidad. En este artículo presentamos parte de los resultados de un estudio de caso, y aquí pretendemos discutir si y cómo un Curso Preparatorio Popular en el interior de São Paulo (TRIU) contribuye al acceso de los estudiantes a la Educación Superior. Se trata de una investigación cualitativa de carácter interpretativo y crítico, y estuvo guiada por los conceptos de Freire y Hooks. Los procedimientos adoptados para la obtención de datos fueron: análisis de documentos, aplicación de cuestionarios y entrevistas semiestructuradas. Como herramienta de análisis se utilizó el Análisis de Contenido de Bardin (2004). A lo largo de la investigación pudimos constatar que la pedagogía del afecto, la educación popular y la acogida que se practica en el TRIU son fundamentales para el aprendizaje efectivo de los contenidos, y el consecuente ingreso de sus estudiantes a las Instituciones de Educación Superior (IES).

Biografía del autor/a

Caroline Rocha Campagni, Universidad Estatal Paulista

Mestra em Educação, na Linha de pesquisa Políticas, Gestão e o Sujeito contemporâneo, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Rio Claro (2022). Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Rio Claro ( concluídos em 2018 e 2019, respectivamente), Atualmente é Professora de Ciências na cidade de Rio Claro. Foi membro do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - (2014 ? 2015). Desenvolveu pesquisas na Área da Educação Ambiental e BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Foi integrante do CEIS (2014 ? 2018) ? Centro de Estudos de Insetos Sociais, trabalhando com Educação Ambiental e conservação de abelhas nativas. Foi plantonista (2016-2019) e Professora Fund. II de Laboratório de Ciências no Colégio COC de Rio Claro (2017-2019). Membro da Direção (2018/2019) e Professora de Química (2017/2018) e Biologia (2019) do Cursinho Popular Oriente-se.

Débora Cristina Fonseca, Universidad Estatal Paulista

Possui graduação em Licenciatura e Formação de Psicólogos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Mestrado e Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Livre Docência em Psicologia Social e Educacional pela Unesp. Atualmente é professora Associada (Livre Docente) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando no Departamento de Educação /IB Rio Claro e no Programa de Pós em Educação e no Programa de Pós- Graduação em Educação -UFSCAR São Carlos ( no Eixo 2 - Educação em espaço de restrição e privação de liberdade - Linha Práticas Sociais e Processos educativos) Coordena o Grupo de Pesquisas GEPEPDH (Unesp), integra do JOVEDUC (Unesp) e o INCIDIR - laboratório Interinstitucional do IPUSP SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventudes, Violências, Escola, Educação em Direitos Humanos, Medidas Socioeducativas (Jovens em privação e restrição de liberdade), formação de professores e agentes educativos. Esteve como professora visitante na Université Picardie Jules Verne - Amiens- França (Laboratório CAREF/2021).

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Publicado

2024-03-26

Cómo citar

Campagni, C. R., & Fonseca, D. C. (2024). Cursos Preparatorios Populares como acción afirmativa: potencialidades en el acceso a la Educación Superior. Educación, 49(1), e68/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644473567