A mediação na Educação Infantil: possibilidade de aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436248

Palabras clave:

Mediação, Aprendizagem, Educação Infantil.

Resumen

A educação Infantil favorece contexto de aprendizagem para a criança quando possibilita um processo de mediação. A mediação na educação é a intervenção que estabelece relações intermediárias para a aprendizagem. O trabalho trata-se de um ensaio bibliográfico que discute na obra de Lev Vygotski o processo de mediação na educação e em autores da infância a possibilidade de aprendizagem por meio da mediação na educação infantil. O texto discute um percurso de mediação que possibilita uma multiplicidade de ações para a compreensão da aprendizagem que parte do interesse da criança. A criança no processo de mediação é envolvida por relações indiretas, ou seja, uma ação mediada pelo meio para realizar alguma atividade. A discussão aponta que o ambiente para a criança na educação infantil tem múltiplas aprendizagem a partir de situações mediadas por signos, instrumentos e sujeitos mais experientes, no qual possibilita a construção do conhecimento na ampliação das experiências tornando as crianças sujeitos ativos de sua aprendizagem.

Biografía del autor/a

Angela do Céu Ubaiara Brito, Universidade do Estado do Amapá, Macapá, Amapá, Brasil

Professora da Universidade do Estado do Amapá, atua no Colegiado de Pedagogia (UEAP).

Tizuko Morchida Kishimoto, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Atua no campo da educação infantil focalizando estudos sobre formação de professores, propostas pedagógicas, história e políticas públicas, museu e brinquedoteca, letramento e o brincar.

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Publicado

2019-12-17

Cómo citar

Brito, A. do C. U., & Kishimoto, T. M. (2019). A mediação na Educação Infantil: possibilidade de aprendizagem. Educación, 44, e93/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644436248

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua