<b>Alfabetização e letramento: quais as percepções e práticas das acadêmicas do curso de Pedagogia?</b>

Autores/as

  • Helen Denise Daneres Lemos
  • Helenise Sangoi Antunes

Palabras clave:

Alphabetization, Literacy, Initial formation.

Resumen

Este artigo apresenta algumas análises e resultados relacionados à pesquisa de Mestrado intitulada As Percepções de Acadêmicas Formandas do Curso de Pedagogia sobre Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais, que centralizou suas atenções para a formação inicial de professores, com destaque ao período final de graduação denominado Estágio Supervisionado. A partir de uma abordagem qualitativa, pautada nos estudos de Bogdan e Biklen (1994), buscou-se desenvolver o método biográfico “histórias de vida”. Nesse sentido, foram entrevistadas duas acadêmicas do Curso de Pedagogia com o objetivo principal de investigar suas percepções sobre alfabetização e letramento e as relações entre as vivências pessoais, a formação inicial e as práticas educativas efetivadas no período de estágio. Os resultados analisados a partir desses depoimentos apontam para a preponderância de conceitos construídos durante a formação inicial das participantes, bem como se evidenciaram as interações entre a dimensão pessoal e as práticas educativas das acadêmicas durante o período de estágio. As pesquisas na área de formação inicial e continuada de professores, que valorizem as perspectivas pessoal e profissional, são relevantes por representarem “o estudo da vida do professor”, ainda pouco investigada, trazendo respostas para questões nos processos formativos iniciais de alfabetizadoras.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Formação inicial.

Cómo citar

Lemos, H. D. D., & Antunes, H. S. (2008). <b>Alfabetização e letramento: quais as percepções e práticas das acadêmicas do curso de Pedagogia?</b>. Educación, 33(2), 241–260. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/33

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