<b>A vivência de valores através da literatura infanto-juvenil: a pedagogia de projetos como estratégia de ensino</b>

Autores

  • Helen Denise Daneres Lemos UFMG
  • Andréia Morés Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Educational Practices, Reading, Writing, Ludicidade, Ethical Values

Resumo

Este artigo é resultado de reflexões a respeito dos vínculos que podem ser estabelecidos entre a literatura infanto-juvenil, a ludicidade e os projetos de trabalho como estratégias de ensino, e a vivência de valores éticos. Estas reflexões surgiram paralelamente ao período em que desenvolvemos uma experiência prática, em sala de aula, de uma escola do Sistema Público de Ensino, da cidade de Santa Maria - RS no ano de 2003. Buscamos através dos projetos de trabalho, relacionar as obras literárias mais significativas para um grupo de crianças de diversas faixas etárias, à discussão e à valorização de práticas éticas, apoiando-nos em recursos lúdicos, de forma a contribuir com o processo de desenvolvimento desses alunos, muitos, em situação de risco social, necessitando receber atenção e reconhecimento por parte dos professores e colegas, com os quais conviviam diariamente. Os resultados obtidos conferem aos projetos de trabalho e à literatura infanto-juvenil, uma significativa mediação nos processos de desenvolvimento da compreensão do significado de práticas sociais permeadas por valores como respeito, solidariedade, participação e união.

Palavras-chave: Práticas Educativas. Leitura. Escrita. Ludicidade. Valores Éticos.

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Como Citar

Lemos, H. D. D., & Morés, A. (2010). <b>A vivência de valores através da literatura infanto-juvenil: a pedagogia de projetos como estratégia de ensino</b>. Educação, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1578

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