<b>Alfabetização e letramento: quais as percepções e práticas das acadêmicas do curso de Pedagogia?</b>
Mots-clés :
Alphabetization, Literacy, Initial formation.Résumé
Este artigo apresenta algumas análises e resultados relacionados à pesquisa de Mestrado intitulada As Percepções de Acadêmicas Formandas do Curso de Pedagogia sobre Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais, que centralizou suas atenções para a formação inicial de professores, com destaque ao período final de graduação denominado Estágio Supervisionado. A partir de uma abordagem qualitativa, pautada nos estudos de Bogdan e Biklen (1994), buscou-se desenvolver o método biográfico “histórias de vida”. Nesse sentido, foram entrevistadas duas acadêmicas do Curso de Pedagogia com o objetivo principal de investigar suas percepções sobre alfabetização e letramento e as relações entre as vivências pessoais, a formação inicial e as práticas educativas efetivadas no período de estágio. Os resultados analisados a partir desses depoimentos apontam para a preponderância de conceitos construídos durante a formação inicial das participantes, bem como se evidenciaram as interações entre a dimensão pessoal e as práticas educativas das acadêmicas durante o período de estágio. As pesquisas na área de formação inicial e continuada de professores, que valorizem as perspectivas pessoal e profissional, são relevantes por representarem “o estudo da vida do professor”, ainda pouco investigada, trazendo respostas para questões nos processos formativos iniciais de alfabetizadoras.Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Formação inicial.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________