<b>Alfabetização e formação de professores: algumas reflexões sobre a leitura e a escrita</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464446661Palavras-chave:
Literacy, Reading and writing, Teacher training.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464446661
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a leitura e a escrita, a partir do projeto de pesquisa intitulado “Laboratório de Alfabetização: repensando a formação de professores”, que pretende estabelecer intercâmbio entre as escolas em situação de vulnerabilidade social e a Universidade Federal de Santa Maria. Esse trabalho objetiva colaborar no processo de alfabetização de alunos dos anos iniciais, e também contribuir para a formação dos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Educação Especial da UFSM, assim como dos professores das escolas envolvidas. Adotando uma metodologia qualitativa, baseada nos estudos de Bogdan e Bicklen (1994), o projeto busca auxiliar no processo de alfabetização ao propor a reflexão sobre a prática pedagógica vigente nas primeiras séries do ensino fundamental, principalmente nas salas de aula de escolas da periferia de Santa Maria, RS. O presente artigo apresenta ainda algumas reflexões sobre a relação existente entre a formação de professores e a alfabetização, a partir de observações realizadas no âmbito do referido projeto de pesquisa durante os nove anos de sua execução. Os resultados alcançados remetem à existência de práticas no ensino fundamental que ignoram, na maioria das vezes, a capacidade criadora dos alunos no processo de construção da leitura e da escrita. Concluiu-se que este projeto potencializou as relações entre a formação inicial e continuada de professores e as práticas de leitura e escrita, porque permitiu a imersão das acadêmicas da Pedagogia e da Educação Especial na escola durante a realização do curso de graduação e oportunizou trocas de experiência com as professoras que já estão atuando no ensino básico.
Palavras-chave: Alfabetização; Leitura e Escrita; Formação de Professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________