Educação e diversidades nas escolas do campo: a construção de práticas educativas interculturais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644428878

Palabras clave:

Educação do Campo. Interculturalidade. Transformação Social.

Resumen

Os projetos educativos implementados nas escolas do campo fundamentam-se num pensamento pedagógico associado à racionalidade técnica, que privilegia um modelo de educação centrado na reprodução de conhecimentos e valores tidos como “verdades universais”, vinculados às matrizes culturais “eurocêntricas” e “norte-americanas”. As práticas educativas instituídas neste contexto trazem as marcas de uma pedagogia autoritária e colonizadora, na medida que, ignoram e/ou silenciam os saberes e as experiências culturais dos diversos povos que habitam este território e promovem a reprodução de conhecimentos deslocados daquele contexto sócio-histórico e cultural. Neste trabalho, buscamos refletir sobre as lutas dos movimentos sociais na defesa de um projeto de educação do campo, comprometido com a valorização das práticas sociais dos camponeses, à produção coletiva do conhecimento e a construção das alternativas de transformação social.

Biografía del autor/a

Elmo de Souza Lima, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutor em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenador Adjunto do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI).

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Publicado

2018-07-09

Cómo citar

Lima, E. de S. (2018). Educação e diversidades nas escolas do campo: a construção de práticas educativas interculturais. Educación, 43(3), 535–552. https://doi.org/10.5902/1984644428878

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua