Educação a serviço da alienação: projetos de lei que ameaçam o a educação transformadora sonhada por Paulo Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424721

Palabras clave:

Paulo Freire, educação, neoliberalismo.

Resumen

Este artigo busca analisar os recentes projetos de lei criados para reprimir o pensamento crítico nas escolas brasileiras e submetê-las plenamente às exigências e aos pressupostos neoliberais. São variadas as formas de se atentar contra a liberdade e autonomia de educandos e educadores. Elas vão desde a abolição de disciplinas fundamentais para uma formação cidadã, como a Sociologia e a Filosofia, até a criminalização dos docentes de Humanas, passando pelo estabelecimento de uma educação produtivista, voltada apenas para notas. Todas estas medidas instituem oficialmente a opção por aquilo que Paulo Freire, o maior educador brasileiro, tanto criticou: uma educação alienante a serviço do grande capital.

Biografía del autor/a

Rodrigo do Prado Bittencourt, Universidade de Coimbra

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2007) e Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas. Cursa o Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa, no Centro de Literarura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com bolsa da CAPES para doutorado pleno no exterior.

Publicado

2018-03-29

Cómo citar

Bittencourt, R. do P. (2018). Educação a serviço da alienação: projetos de lei que ameaçam o a educação transformadora sonhada por Paulo Freire. Educación, 43(1), 41–54. https://doi.org/10.5902/1984644424721

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua