Paulo Freire na produção científica nacional e internacional: uma análise bibliométrica (1973-2022)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644471049Palavras-chave:
Estudo bibliométrico, História da Educação, História dos intelectuais, Paulo Freire, Web of ScienceResumo
As contribuições do educador Paulo Freire perpassam o campo educacional em interface com diversas áreas do conhecimento. Objetivou-se analisar os artigos que versam sobre Paulo Freire indexados na base Web of Science no período de 1973 a 2022. Desenvolveu-se um estudo bibliométrico que analisou 913 artigos. As formulações da Web of Science e os programas VOSviewer e Excel favoreceram o tratamento e a análise dos dados. O primeiro artigo foi indexado em 1973, com ascensão desde 2007, bem mais expressiva a partir de 2017. O Brasil possui o maior número de artigos, mas a maioria das citações é dos Estados Unidos; 63 países estão em coautoria; a temática discutida é plural, fortemente adensada pelo itinerário freireano em defesa da educação libertadora, incluindo temas emergentes, como gênero sexual e ecopedagogia. Corroboram-se a influência e a atualidade das concepções de Paulo Freire, que notabilizam a História da Educação brasileira nacional e internacionalmente.
Referências
ALMEIDA, Aline Rodrigues de et al. A educação enquanto experiência comunitária e a escola viva olho do tempo: o circular de saberes como prática alternativa inovadora. Holos, Natal, v. 2, p. 1-17, 2021. DOI: 10.15628/holos.2021.12015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/holos/article/view/12015. Acesso em: 30 jun. 2022.
BEZERRA, Ada Augusta Celestino; BRITO, Carla Eugênia Nunes; MENEZES, Tiago Santana de. A busca da educação inclusiva no Brasil. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 9, n. 19, p. 557-587, 2017. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/666. Acesso em: 30 jun. 2022.
BONETTI, Osvaldo Peralta; ODEH, Muna Muhammad; CARNEIRO, Fernando Ferreira. Problematizando a institucionalização da Educação Popular em Saúde no SUS. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, supl. 2, p. 1413-1426, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0504. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0504. Acesso em: 30 jun. 2022.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, educador para transformar. São Paulo: Mercado Cultural, 2005.
BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 abr. 2012.
______. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 nov. 2013.
CARNICELLI, Sandro; BOLUK, Karla; CANOSA, Antonia. Paulo Freire 100: a commentary from tourism scholars. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, [S.l.], v. 30, p. 1-4, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhlste.2022.100377. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1473837622000090. Acesso em: 24 jun. 2022.
CHUEKE, Gabriel Vouga; AMATUCCI, Marcos. O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Internext, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1-5, 2015. DOI: 10.18568/1980-4865.1021-5. Disponível em: https://internext.espm.br/internext/article/view/330. Acesso em: 24 jun. 2022.
COELHO, Allan da Silva. Paulo Freire e Papa Francisco: diálogo sobre discernimento e educação ecológica na Laudato Si’. Revista Pistis Praxis, Curitiba, v. 13, n. 2, p. 912-930, 2021. DOI: 10.7213/2175-1838.13.002.AO03. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/pistispraxis/article/view/28339. Acesso em: 7 jul. 2022.
COOPER, Mick et al. Dialogue: Bridging personal, community, and social transformation. Journal of Humanistic Psychology, [S.l.], v. 53, n. 1, p. 70-93, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/0022167812447298. Disponível em: https://study.sagepub.com/sites/default/files/Ch.%202%20-%20dialogue.pdf. Acesso em: 7 jul. 2022.
CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. 100 anos de Paulo Freire: nas entrelinhas da educação brasileira. Kalagatos, Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 107-121, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7076. Acesso em: 30 jun. 2022.
DIEMER, Matthew A. et al. Critical consciousness: A developmental approach to addressing marginalization and oppression. Child Development Perspectives, [S.l.], v. 10, n. 4, p. 216-221, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/cdep.12193. Disponível em: https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/134481/cdep12193.pdf. Acesso em: 30 jun. 2022.
EVANGELISTA, Elizângela Fernandes Pereira; OSÓRIO, Neila Barbosa. The Freirian pedagogy in the education of youth and adults. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 64, p. 119-129, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6245. Acesso em: 24 jun. 2022.
FAVAL, Gabriela Costa; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire: contradiscurso e prática de resistência ao neoconservadorismo no cenário político e educacional brasileiro. Eccos: Revista Científica, São Paulo, n. 57, p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15407. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15407. Acesso em: 24 jun. 2022.
FERREIRA, Ana Rafaela Correia. Paulo Freire e sua influência na constituição de um curso de EJA. Olhares, São Paulo, v. 9, n. 3, 2021. DOI: 10.34024/olhares.2021.v9.12586. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/12586. Acesso em: 30 jun. 2022.
FORTES, Olívia Bueno Silva. Neoliberalismo e neoconservadorismo na educação brasileira contemporânea: uma leitura freireana da base nacional comum curricular e do movimento Escola sem Partido. Eccos: Revista Científica, São Paulo, n. 60, p. 1-17, 2022. DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n60.15701. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15701. Acesso em: 24 jun. 2022.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados, 1989.
______. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
______. Educação como prática de liberdade. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir; ABRÃO, Paulo. Apresentação. In: INSTITUTO PAULO FREIRE; COMISSÃO DE ANISTIA (org.). Paulo Freire, anistiado político brasileiro. São Paulo: Instituto Paulo Freire. Brasília, DF: Ministério da Justiça, 2012. Apresentação.
GLEESON, Denis. Theory and practice in the sociology of Paulo Freire. Higher Education Quarterly, [S.l.], v. 28, n. 3, p. 362-371, 1974. Disponível em: https://www.radicalphilosophy.com/article/theory-and-practice-in-the-sociology-of-paulo-freire. Acesso em: 24 jun. 2022.
GOMES, Luciano Bezerra; MERHY, Emerson Elias. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 7-18, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/wcTZ5tX8K43XdxzxVgGKfkp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 jun. 2022.
GURSEL-BILGIN, Gulistan; FLINDERS, David. Anatomy of a peace educator: her work and workplace. Australian Journal of Teacher Education, [S.l.], v. 45, n. 10, p. 35-54, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.14221/ajte.2020v45n10.3. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349150250_anatomy_of_a_peace_educator_her_work_and_workplace. Acesso em: 30 jun. 2022.
LONDON, Jack. Reflections upon the relevance of Paulo Freire for American adult education. Convergence, Toronto, v. 6, n. 1, p. 48, 1973. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ083985. Acesso em: 19 jun. 2022.
LORENZ, Laura; BUSH, Erin. Critical and creative thinking and photovoice: strategies for strengthening participation and inclusion. Health Promot Pract, [S.l.], v. 23, n. 2, p. 274-280, 2022. DOI: 10.1177/15248399211055714. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/15248399211055714. Acesso em: 30 jun. 2022.
OLIVEIRA, Rafael Dias de; BEINEKE, Viviane. Composição, diálogo e conscientização na EJA: um estudo no campo da educação musical. Educação, Santa Maria, v. 45, n. 1, p. 1-31, 2020. DOI: 10.5902/1984644434839. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/34839. Acesso em: 6 jul. 2022
PALLUDETO, Alex Wilhans Antoni; FELIPINI, André Rodrigues. Panorama da literatura sobre a financeirização (1992-2017): uma abordagem bibliométrica. Economia e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 2, p. 313-337, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8656961. Acesso em: 24 jun. 2022.
RAMIS SALAS, Maria del Mar. Contributions of Freire’s theory to dialogic education. Social and Education History, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 277-299, 2018. DOI: 10.17583/hse.2018.3749. Disponível em: https://hipatiapress.com/hpjournals/index.php/hse/article/view/3749. Acesso em: 30 jun. 2022.
RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício; MACHADO, Charliton José dos Santos. Paulo Freire e a história da luta pela alfabetização de adultos no Brasil. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado et al. (org.). Perspectivas sobre formação docente. Fortaleza: UECE, 2022. p. 108-130.
SERPA, Lucia Gomes et al. For an education in favor of praxis: Action, education and culture. Research, Society and Development, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 1-10, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.12104. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12104. Acesso em: 30 jun. 2022.
SILVA, Marta Regina Paulo da; MARQUES, Renata Fernandes Borrozzino. Os círculos de cultura na educação infantil: construindo práticas pedagógicas dialógicas. Educação, Santa Maria, v. 44, p. 1-24, 2019. DOI: 10.5902/1984644436570. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36570. Acesso em: 6 jul. 2022.
SINWELL, Luke. Teaching and learning Paulo Freire: South Africa’s communities of struggle. Education as Change, [S.l.], v. 26, p. 1-19, 2022. DOI: 10.25159/1947-9417/9368. Disponível em: https://unisapressjournals.co.za/index.php/EAC/article/view/9368. Acesso em: 7 jul. 2022.
STRAPASSON, Alexandre et al. The use of system dynamics for energy and environmental education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, [S.l.], v. 9, n. 5, p. 1-31, 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-021-00309-3. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-021-00309-3. Acesso em: 30 jun. 2022.
TADDEI, Paulo Eduardo Dias; SANTOS, Magda Gisela Cruz dos. A fundamentação teórica de Paulo Freire e a possibilidade de uma influência dominante. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 2, p. 301-312, 2018. DOI: 10.5902/1984644423053. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/23053. Acesso em: 6 jul. 2022.
TREVISAN, Amarildo Luiz; VIERO, Catia Piccolo; CONTE, Elaine. Formação de professores para o programa de Filosofia com crianças na escola. Educação, Santa Maria, v. 27, n. 2, p. 51-58, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4439. Acesso em: 6 jul. 2022.
UCHÔA, Márcia Maria Rodrigues. Educação em direitos humanos e educação intercultural: apontamentos e aproximações freireanas. Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1-25, 2021. DOI: 10.5902/1984644444454. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/44454. Acesso em: 6 jul. 2022.
VAN ECK, Nees Jan; WALTMAN, Ludo. VOSviewer manual. Leiden: Univeristeit Leiden, Leiden, v. 1, n. 1, p. 1-53, 2022.
WANG, Caroline; BURRIS, Mary Ann. Empowerment through photo novella: portraits of participation. Health Education Quarterly, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 171-186, 1994. DOI: https://doi.org/10.1177/109019819402100204. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8021146/. Acesso em: 30 jun. 2022.
WATTS, Roderick; DIEMER, Matthew; VOIGHT, Adam. Critical consciousness: Current status and future directions. Youth civic development: Work at the cutting edge, [S.l.], v. 134, p. 43-57, 2011. DOI: https://doi-org.ez15.periodicos.capes.gov.br/10.1002/cd.310. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22147600/. Acesso em: 30 jun. 2022.
WEB OF SCIENCE. Confident research begins here. 2022. Disponível em: https://clarivate.com/webofsciencegroup/solutions/web-of-science/. Acesso em: 20 jun. 2022.
WENSKE, Ruth. Teacherly aesthetics: Literature and literacy in Binyavanga Wainaina’s works. Tydskrif vir Letterkunde, Pretoria, v. 58, n. 1, p. 61-75, 2021. DOI: 10.17159/tl.v58i1.8353. Disponível em: https://letterkunde.africa/article/view/8353. Acesso em: 8 jul. 2022.
WHITING, Kai et al. Education for the sustainable global citizen: What can we learn from stoic philosophy and Freirean environmental pedagogies? Education Sciences, [S.l.], v. 8, n. 204, p. 1-14, 2018. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci8040204. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/8/4/204. Acesso em: 18 jul. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________