Paulo Freire na produção científica nacional e internacional: uma análise bibliométrica (1973-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471049

Palavras-chave:

Estudo bibliométrico, História da Educação, História dos intelectuais, Paulo Freire, Web of Science

Resumo

As contribuições do educador Paulo Freire perpassam o campo educacional em interface com diversas áreas do conhecimento. Objetivou-se analisar os artigos que versam sobre Paulo Freire indexados na base Web of Science no período de 1973 a 2022. Desenvolveu-se um estudo bibliométrico que analisou 913 artigos. As formulações da Web of Science e os programas VOSviewer e Excel favoreceram o tratamento e a análise dos dados. O primeiro artigo foi indexado em 1973, com ascensão desde 2007, bem mais expressiva a partir de 2017. O Brasil possui o maior número de artigos, mas a maioria das citações é dos Estados Unidos; 63 países estão em coautoria; a temática discutida é plural, fortemente adensada pelo itinerário freireano em defesa da educação libertadora, incluindo temas emergentes, como gênero sexual e ecopedagogia. Corroboram-se a influência e a atualidade das concepções de Paulo Freire, que notabilizam a História da Educação brasileira nacional e internacionalmente.

Biografia do Autor

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC) e Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da UFPB, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Supervisora direita de acadêmicos do curso de Enfermagem da UFPB no campo prático do HULW.

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra/Portugal (2021). Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2009). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2001). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/1997). Licenciado em Ciências Sociais (UFPB/1994). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

Neves, V. N. S., & Machado, C. J. dos S. (2024). Paulo Freire na produção científica nacional e internacional: uma análise bibliométrica (1973-2022). Educação, 49(1), e26/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644471049