Os círculos de cultura na educação infantil: construindo práticas pedagógicas dialógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436570

Palavras-chave:

Educação Infantil, Círculos de Cultura, Prática pedagógica dialógica.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com crianças de 5 anos de idade em uma pré-escola municipal de Santo André/SP. Trata-se de uma pesquisa de intervenção que teve como objetivo construir uma prática pedagógica dialógica a partir dos círculos de cultura propostos por Paulo Freire. Parte do pressuposto de que as crianças leem e comunicam o mundo desde que nascem, através de múltiplas linguagens. Contudo, em uma sociedade adultocêntrica e grafocêntrica como a brasileira, suas vozes terminam por serem silenciadas nas diferentes instâncias de socialização, dentre elas as educacionais. A pesquisa problematizou o silenciamento imposto às crianças e a urgência em escutá-las, tendo como referencial teórico os estudos de Paulo Freire em interlocução com pesquisadores(as) da infância. A intervenção se deu a partir dos círculos de cultura, tendo como tema gerador as relações de gênero, visto ter sido este tema recorrente entre as crianças e dada a sua relevância frente à sociedade heteronormativa. Os resultados demonstram que a leitura que as crianças fazem de mundo está impregnada de suas vivências cotidianas, onde em um movimento dinâmico se apropriam, confrontam e ressignificam a cultura. No coletivo, através dos círculos, colocaram em debate sua visão de mundo acerca da temática, o que possibilitou repensarem a oposição binária em relação aos papeis sociais atribuídos a homens e mulheres. Isso revela a potência do trabalho com os círculos de cultura com as crianças, evidenciando que uma prática educativa marcada pela amorosidade e pelo diálogo abre caminho para uma educação crítico-libertadora.

Biografia do Autor

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduada em Pedagogia e Psicologia. Especialização em Psicologia Escolar/Educacional e em Formação de Educadores/as. Professora e pesquisadora dos cursos de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenadora da Brinquedoteca do curso de Pedagogia da USCS. Docente do curso de Pedagogia da UMESP, onde também foi coordenadora de Estágio. Nesta universidade ainda coordena o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil e a Brinquedoteca do curso de Pedagogia. Coordenadora de área do PIBID do curso de Pedagogia Presencial (UMESP/CAPES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (GEPF-UMESP). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, diversidade e educação (USCS). Trabalhou na Equipe de Orientação Técnica da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Atuou como coordenadora de grupo em projetos do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Atua na formação docente em instituições públicas e privadas, realizando cursos e palestras para professores/as, gestores/as e demais profissionais do campo da educação. Possui livros organizados e artigos publicados em livros e periódicos da área de educação.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Silva, M. R. P. da, & Marques, R. F. B. (2019). Os círculos de cultura na educação infantil: construindo práticas pedagógicas dialógicas. Educação, 44, e99/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644436570

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