Os círculos de cultura na educação infantil: construindo práticas pedagógicas dialógicas

Marta Regina Paulo da Silva, Renata Fernandes Borrozzino Marques

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com crianças de 5 anos de idade em uma pré-escola municipal de Santo André/SP. Trata-se de uma pesquisa de intervenção que teve como objetivo construir uma prática pedagógica dialógica a partir dos círculos de cultura propostos por Paulo Freire. Parte do pressuposto de que as crianças leem e comunicam o mundo desde que nascem, através de múltiplas linguagens. Contudo, em uma sociedade adultocêntrica e grafocêntrica como a brasileira, suas vozes terminam por serem silenciadas nas diferentes instâncias de socialização, dentre elas as educacionais. A pesquisa problematizou o silenciamento imposto às crianças e a urgência em escutá-las, tendo como referencial teórico os estudos de Paulo Freire em interlocução com pesquisadores(as) da infância. A intervenção se deu a partir dos círculos de cultura, tendo como tema gerador as relações de gênero, visto ter sido este tema recorrente entre as crianças e dada a sua relevância frente à sociedade heteronormativa. Os resultados demonstram que a leitura que as crianças fazem de mundo está impregnada de suas vivências cotidianas, onde em um movimento dinâmico se apropriam, confrontam e ressignificam a cultura. No coletivo, através dos círculos, colocaram em debate sua visão de mundo acerca da temática, o que possibilitou repensarem a oposição binária em relação aos papeis sociais atribuídos a homens e mulheres. Isso revela a potência do trabalho com os círculos de cultura com as crianças, evidenciando que uma prática educativa marcada pela amorosidade e pelo diálogo abre caminho para uma educação crítico-libertadora.

Palavras-chave


Educação Infantil; Círculos de Cultura; Prática pedagógica dialógica.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

ANDRADE, Ângela Nobre de; MORATO, Henriette Tognetti Penha; SHIMIDT, Maria Luisa Sandoval. Pesquisa Interventiva em Instituição: Etnografia, Cartografia e Genealogia. In: RODRIGUES, M. M. P. e MENANDRO, P. R. M. (Org.). Lógicas metodológicas: trajetos de pesquisa em psicologia. Vitória: Editora GM, 2007, p. 193-206.

ANGELO, Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sonia; ROCHA, Eloisa Acires Candal (orgs). Educação Infantil: enfoques em diálogo. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013, p. 53-65. (Série Prática Pedagógica)

BELOTTI, Elena Gianini. Educar para a submissão. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1979.

CORSARO, Willian A. Sociologia da infância. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação. Pelotas: UFPel, n.45, 2013, p.57-67.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Infância, Pesquisa e Relatos Orais. In: DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; PRADO, Patrícia Dias (orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2002, p.1-17. (Coleção educação contemporânea)

FASANO, Edson. Invasão cultural: uma tentativa de destituição da

infância. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista, 2010, p.1-16.

FINCO, Daniela. Educação Infantil, Espaços de Confronto e Convívio com as Diferenças: análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

FORTUNATI, Aldo. Por um currículo aberto ao possível: protagonismo das crianças e educação. Porto Alegre: Editora Buqui, 2017.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 13.ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 12 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000a.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2000b.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez/IPF, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 26.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GALEANO, Eduardo. Entrevista. Disponível em: http://politikei.blogspot.com/2011/06/galeanoum-outro-mundo-esta-na-barriga.html Acesso em: 20 set. 2018.

GERALDI, João W. A linguagem em Paulo Freire. Educação, Sociedade & Culturas, n.23, p. 7-20, 2005. Disponível em: http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23-Joao_Geraldi.pdf Acesso em: 01 out. 2017.

HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

KRAMER, Sonia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. In: BAZÍLIO, Luiz Cavalieri; KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003.

LEITE, Maria Isabel. Espaços de narrativa: onde o eu e o outro marcam encontro. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008, p. 118-140.

LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

MALAGUZZI, Loris. As cem linguagens. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George As cem linguagens da criança: a abordagem italiana de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999, s/p.

MARQUES, Renata F. B. Os Círculos de cultura na educação infantil: construindo uma prática dialógica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2018.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância (in) visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007, p.25- 49.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, vol. 16, n.2, p. 05-22, jul./dez 1990.

SILVA, Marta R. P. da. Linguagens dos quadrinhos e culturas infantis: “é uma história escorridinha”. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

SILVA, Marta R. P. da. Por uma educação infantil emancipatória: a vez e a voz das crianças e de suas educadoras. Cadernos de Educação. Pelotas: UFPel, n. 58, p. 83-100, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/12370. Acesso em 20 ago. 2019.

TABAK, Fanny. O laboratório de Pandora: Estudos sobre a ciência no feminino. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

ZEICHNER, Kenneth M.; DINIZ-PEREIRA, Júlio E. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p.63-80, maio/ago. 2005.




DOI: https://doi.org/10.5902/1984644436570

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar