Os círculos de cultura na educação infantil: construindo práticas pedagógicas dialógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436570

Palavras-chave:

Educação Infantil, Círculos de Cultura, Prática pedagógica dialógica.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com crianças de 5 anos de idade em uma pré-escola municipal de Santo André/SP. Trata-se de uma pesquisa de intervenção que teve como objetivo construir uma prática pedagógica dialógica a partir dos círculos de cultura propostos por Paulo Freire. Parte do pressuposto de que as crianças leem e comunicam o mundo desde que nascem, através de múltiplas linguagens. Contudo, em uma sociedade adultocêntrica e grafocêntrica como a brasileira, suas vozes terminam por serem silenciadas nas diferentes instâncias de socialização, dentre elas as educacionais. A pesquisa problematizou o silenciamento imposto às crianças e a urgência em escutá-las, tendo como referencial teórico os estudos de Paulo Freire em interlocução com pesquisadores(as) da infância. A intervenção se deu a partir dos círculos de cultura, tendo como tema gerador as relações de gênero, visto ter sido este tema recorrente entre as crianças e dada a sua relevância frente à sociedade heteronormativa. Os resultados demonstram que a leitura que as crianças fazem de mundo está impregnada de suas vivências cotidianas, onde em um movimento dinâmico se apropriam, confrontam e ressignificam a cultura. No coletivo, através dos círculos, colocaram em debate sua visão de mundo acerca da temática, o que possibilitou repensarem a oposição binária em relação aos papeis sociais atribuídos a homens e mulheres. Isso revela a potência do trabalho com os círculos de cultura com as crianças, evidenciando que uma prática educativa marcada pela amorosidade e pelo diálogo abre caminho para uma educação crítico-libertadora.

Biografia do Autor

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduada em Pedagogia e Psicologia. Especialização em Psicologia Escolar/Educacional e em Formação de Educadores/as. Professora e pesquisadora dos cursos de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenadora da Brinquedoteca do curso de Pedagogia da USCS. Docente do curso de Pedagogia da UMESP, onde também foi coordenadora de Estágio. Nesta universidade ainda coordena o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil e a Brinquedoteca do curso de Pedagogia. Coordenadora de área do PIBID do curso de Pedagogia Presencial (UMESP/CAPES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (GEPF-UMESP). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, diversidade e educação (USCS). Trabalhou na Equipe de Orientação Técnica da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Atuou como coordenadora de grupo em projetos do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Atua na formação docente em instituições públicas e privadas, realizando cursos e palestras para professores/as, gestores/as e demais profissionais do campo da educação. Possui livros organizados e artigos publicados em livros e periódicos da área de educação.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

ANDRADE, Ângela Nobre de; MORATO, Henriette Tognetti Penha; SHIMIDT, Maria Luisa Sandoval. Pesquisa Interventiva em Instituição: Etnografia, Cartografia e Genealogia. In: RODRIGUES, M. M. P. e MENANDRO, P. R. M. (Org.). Lógicas metodológicas: trajetos de pesquisa em psicologia. Vitória: Editora GM, 2007, p. 193-206.

ANGELO, Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sonia; ROCHA, Eloisa Acires Candal (orgs). Educação Infantil: enfoques em diálogo. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013, p. 53-65. (Série Prática Pedagógica)

BELOTTI, Elena Gianini. Educar para a submissão. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1979.

CORSARO, Willian A. Sociologia da infância. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação. Pelotas: UFPel, n.45, 2013, p.57-67.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Infância, Pesquisa e Relatos Orais. In: DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; PRADO, Patrícia Dias (orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2002, p.1-17. (Coleção educação contemporânea)

FASANO, Edson. Invasão cultural: uma tentativa de destituição da

infância. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista, 2010, p.1-16.

FINCO, Daniela. Educação Infantil, Espaços de Confronto e Convívio com as Diferenças: análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

FORTUNATI, Aldo. Por um currículo aberto ao possível: protagonismo das crianças e educação. Porto Alegre: Editora Buqui, 2017.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 13.ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 12 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000a.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2000b.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez/IPF, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 26.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GALEANO, Eduardo. Entrevista. Disponível em: http://politikei.blogspot.com/2011/06/galeanoum-outro-mundo-esta-na-barriga.html Acesso em: 20 set. 2018.

GERALDI, João W. A linguagem em Paulo Freire. Educação, Sociedade & Culturas, n.23, p. 7-20, 2005. Disponível em: http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23-Joao_Geraldi.pdf Acesso em: 01 out. 2017.

HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

KRAMER, Sonia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. In: BAZÍLIO, Luiz Cavalieri; KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003.

LEITE, Maria Isabel. Espaços de narrativa: onde o eu e o outro marcam encontro. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008, p. 118-140.

LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

MALAGUZZI, Loris. As cem linguagens. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George As cem linguagens da criança: a abordagem italiana de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999, s/p.

MARQUES, Renata F. B. Os Círculos de cultura na educação infantil: construindo uma prática dialógica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2018.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância (in) visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007, p.25- 49.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, vol. 16, n.2, p. 05-22, jul./dez 1990.

SILVA, Marta R. P. da. Linguagens dos quadrinhos e culturas infantis: “é uma história escorridinha”. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

SILVA, Marta R. P. da. Por uma educação infantil emancipatória: a vez e a voz das crianças e de suas educadoras. Cadernos de Educação. Pelotas: UFPel, n. 58, p. 83-100, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/12370. Acesso em 20 ago. 2019.

TABAK, Fanny. O laboratório de Pandora: Estudos sobre a ciência no feminino. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

ZEICHNER, Kenneth M.; DINIZ-PEREIRA, Júlio E. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p.63-80, maio/ago. 2005.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Silva, M. R. P. da, & Marques, R. F. B. (2019). Os círculos de cultura na educação infantil: construindo práticas pedagógicas dialógicas. Educação, 44, e99/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644436570

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua