Composição, diálogo e conscientização na EJA: um estudo no campo da educação musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434839

Palavras-chave:

Educação Musical, Composição, Diálogo e conscientização, EJA.

Resumo

Pesquisa sobre a composição musical em aulas de música na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de investigar os processos de diálogo e conscientização que emergem na ação pedagógica de compor na escola. O referencial teórico foi construído na articulação entre autores que abordam a composição como ação pedagógica em educação musical e a concepção freireana de educação problematizadora. Foi realizada uma pesquisa participante com estudantes de uma turma do segundo segmento da EJA. O desenho metodológico incluiu a imersão do pesquisador no contexto escolar para atuar como professor e desenvolver um planejamento didático com vivências em composição musical com os participantes. Essas vivências foram registradas em vídeo e realizadas entrevistas de reflexão em grupos focais com auxílio desses vídeos. Os resultados apontaram evidências de que a composição musical pode propiciar aos estudantes a participação no processo de aprendizagem como sujeitos ativos, no qual podem aprender vivendo sua realidade musical, dialogando sobre ela e abrindo espaço para uma possível ampliação de sua visão sobre a música e a sua relação com ela e o mundo. 

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

Oliveira, R. D. de, & Beineke, V. (2020). Composição, diálogo e conscientização na EJA: um estudo no campo da educação musical. Educação, 45(1), e30/ 1–31. https://doi.org/10.5902/1984644434839