<b>Educação e agressividade humana: um tema aberto! Entre!</b>
Abstract
O estudo é uma investigação sobre o ser humano e tem como objetivo uma melhor compreensão da pré-disposição para a agressividade. Visa a entender melhor os aspectos da transformação do homínida num ser agressivo maldoso e cruel. A referência fundamental é a antropologia e seus argumentos para explicar como a agressividade voltada para fora – contra outros animais - volta-se contra a própria espécie. As questões investigativas: por que os homínidas se tornaram agressivos? O que a mudança do hábito alimentar, de onívoro para carnívoro assassino, tem a ver com a questão da violência, do ódio e da crueldade? Refletimos sobre as polêmicas vertentes da agressividade, congênita para alguns e cultural para outros. Destacamos como resultados que o Paraíso era um modo de vida baseado na matrística, ou seja, na colaboração e na ajuda mútua e, que a emoção da propriedade é fonte de agressividade. Se a apropriação implica em negar o acesso de outros animais e de outros humanos às fontes de alimento, ela gera concepções de exclusão, instala a desconfiança, a insegurança e cria a emoção da inimizade. A esperança reside em: a) reconhecer a existência de motivações ideológicas nas justificativas de que a essência humana é agressiva e que as relações com outros são competitivas; b) há algo no ser humano que, para muito além das apostas conflitivas, caracteriza-o como ser, desejando a convivência com outros seres humanos: a trilha do amor.Palavras-chave: Agressividade. Educação. Humanização.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)