Do I need to do teaching internship? – Internship as a primordial formative experience

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644441063

Keywords:

Internship, Teacher training, Teaching practice.

Abstract

Although it has been assumed for some time by the literature of the area, as a promising field for the implementation of praxis in teacher education, the lack of recognition of the important role of internship in undergraduate courses, unfortunately, has not yet been overcome. In an attempt to resume the discussion of its importance in the formative process of future teachers and assuming a design that seeks a shared and collaborative reflective process between university and school, I bring as a trigger to the debate excerpts from the field diary of a pedagogy student of a public university from São Paulo. Taking Freire's defense of moving from a “naive curiosity” to an “epistemological curiosity”, the internship is seen as a primordial space for the construction of “right thinking”, in which the experienced mobilizations help in the investigation of different themes and the construction syntheses from the already studied and discovered, allowing a formative leap for all involved.

Author Biography

Luana Costa Almeida, UFSCar

É doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (2014), com período de estágio na Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha, ambos com financiamento da FAPESP; mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2008) pela Unicamp e graduada em Pedagogia (2004) pela Unicamp. Fez pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole-CEM/Cebrap, com financiamento da FAPESP (2014/2015). Atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de graduação e de pós-graduação em diferentes instituições. Mãe do Gabriel desde final de 2017. Atualmente é Professora Adjunta do quadro efetivo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP); é pesquisadora colaboradora no Laboratório de Observação e Estudos Descritivos-LOED (FE/Unicamp); é editora assistente da revista Educação & Sociedade-CEDES. Os principais temas de estudo são: Organização do Trabalho Pedagógico. Relação Escola-Entorno Social. Desigualdades Educacionais. Avaliação Educacional.

References

EUGENIO, Fernanda. De como olhar onde não se vê – ser antropóloga e ser tia em uma escola especializada para crianças cegas. In: VELHO, G.; KUSCHNIR, K. (orgs.). Pesquisas urbanas – desafios do trabalho antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003, p.208-220.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação Sobre a aula: uma leitura pelo avesso. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 7, n. 39, p. 31-37, 2001.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação Trabalho e subjetividade: nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Cadernos Cedes, Campinas, v. 20, n. 50, p. 103-119, abr. 2000.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação; PINTO, Ana Lúcia Guedes. Professoras e estagiários - sujeitos de uma complexa e velada relação de ensinar e de aprender. Pro-posições, Campinas, v. 12, n. 35-36, p. 141-152, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. Campinas: Papirus, 1996.

FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. Campinas: Papirus, 1995.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

KULCSAR, Rosa. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: FAZENDA, I. C. A. A prática de estágio e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4015. Acesso em: outubro de 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. (org.). Saberes da docência. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência - teoria e prática: diferentes concepções. In: Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas. p. 133-152, 2012.

RINALDI, Carlina. In: EDWARDS, Carolyn.; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. v. 2. p. 235-247.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação; curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas-SP: Editores Associados, 2009.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso et al. Formar, (re)formar, transformar: o estágio curricular na perspectiva de professoras da educação básica do colégio de aplicação/ufsc. In LATERMAN, Ilana; AGOSTINHO, Kátia (Orgs.). Perspectivas do estágio curricular na formação docente: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Florianópolis: NUP, 2017. p.147-174.

SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812018000100205&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: Março de 2019.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; LAPLANE, Adriana Lia Friszman. O trabalho em sala de aula: teorias para quê? Cadernos ESSE. Niteroi-RJ: UFF, v 01, n 01, p. 79-82, 1993.

VASCONCELLOS, Celso S. Crítica à Metodologia Expositiva. In Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004.

VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Published

2021-01-31

How to Cite

Almeida, L. C. (2021). Do I need to do teaching internship? – Internship as a primordial formative experience. Education, 46(1), e7/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644441063