Das experiências sensíveis no Emílio de Rousseau - análise de dois episódios

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489796

Parole chiave:

Rousseau, Educação, Experiência

Abstract

No pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, a sensibilidade pode ser compreendia de duas formas: uma passiva, a qual advém do desenvolvimento dos sentidos; e outra ativa, que se relaciona às questões morais. Para tratar da sensibilidade passiva, este artigo analisa um trecho do tratado pedagógico rousseauniano Emílio ou da Educação, denominado de episódio do horto. Para analisar a sensibilidade ativa o trecho selecionado é o episódio da feira, contido na mesma obra. Há no Emílio, por um lado, a ênfase no desenvolvimento da sensibilidade, o qual acontece nas experiências práticas e nas vivências concretas, no entanto com o resultado do triunfo da razão. Por outro lado, o desenvolvimento da razão só acontece pela via do sensível. De modo que a superação dessa aparência contradição é o desenvolvimento da ‘razão sensitiva’, a qual resulta do processo pedagógico que valoriza os dois aspectos, iniciando com a sensibilidade passiva para, ao fim, resultar na sensibilidade ativa.

Biografie autore

Sarah da Silva Araújo, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação PPGE - UFG/FE (bolsista FAPEG). Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás - 2019 (bolsista CNPQ). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás - 2016 (bolsista Pro-Licen) e Direito pelo Centro Universitário Unievangélica 2018.

Wilson Alves de Paiva, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Filosofia da Educação (USP) e mestre em Filosofia Ética e Política (UFG), com pós-doutorado em cultura (University of Calgary, Canadá) e em Estética (Université Sorbonne, França). É professor adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG.

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Pubblicato

2025-07-08

Come citare

Araújo, S. da S., & Paiva, W. A. de. (2025). Das experiências sensíveis no Emílio de Rousseau - análise de dois episódios. Educação, 50(1), e93/1–17. https://doi.org/10.5902/1984644489796