Ratio Studiorum: bases e fundamentos das ações educativas nos colégios dos jesuítas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644464997Palavras-chave:
Educação jesuítica, Educabilidade, Perfectibilidade.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar no Ratio Studiorum as bases e fundamentos das ações educativas nos colégios dos jesuítas. Em termos teórico-metodológicos o estudo abriga-se nas cartas jesuíticas e nas referências bibliográficas nas áreas de educação e filosofia priorizando o projeto de colonização portuguesa e a política educacional dos jesuítas para a formação do homem útil e universal e, em seguida percorre o Segundo Discurso e Emilio de Rousseau para compreender como as faculdades perfectibilidade e educabilidade despertam o vir a ser humano e nos torna ser históricos e sociais. Aponta que, nas instituições educativas, o processo de evangelização, conversão e catequização dos jesuítas seguiram as práticas de formação de homem ligado pela fé católica à perfeição divina, mas também atuaram para formar o homem útil, disciplinado e civilizado, instituindo as bases de organização da vida social e escolar brasileira.
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