Ratio Studiorum: bases e fundamentos das ações educativas nos colégios dos jesuítas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464997

Palavras-chave:

Educação jesuítica, Educabilidade, Perfectibilidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar no Ratio Studiorum as bases e fundamentos das ações educativas nos colégios dos jesuítas. Em termos teórico-metodológicos o estudo abriga-se nas cartas jesuíticas e nas referências bibliográficas nas áreas de educação e filosofia priorizando o projeto de colonização portuguesa e a política educacional dos jesuítas para a formação do homem útil e universal e, em seguida percorre o Segundo Discurso e Emilio de Rousseau para compreender como as faculdades perfectibilidade e educabilidade despertam o vir a ser humano e nos torna ser históricos e sociais. Aponta que, nas instituições educativas, o processo de evangelização, conversão e catequização dos jesuítas seguiram as práticas de formação de homem ligado pela fé católica à perfeição divina, mas também atuaram para formar o homem útil, disciplinado e civilizado, instituindo as bases de organização da vida social e escolar brasileira.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Vieira Braga, University of Brasília

Doutoranda em Educação e Tecnologias- Universidade de Brasília-UnB, mestra em tradução pela UnB, especialista em Gestão e Administração Escolar, licenciada em Pedagogia, licenciada em Letras/Latim, licenciada em língua francesa pela aliança francesa de Brasília. É professora aposentada da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional -GEGC- UEG e do grupo ÁBACO- UnB. Tem experiência na área de Educação no ensino de língua portuguesa, língua estrangeira, formação de professores, educação superior e revisão textual.  E-mail: anaclaudiaunb2012@gmail.com

Maria Abádia da Silva, University of Brasília

Professora Titular pela  Universidade de Brasília- Faculdade de Educação em Políticas Educacionais  (2020), Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca – Departamento de Educación (2011 ); doutorado (1999) e mestre ( 1996)  em Educação pela  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Professora do curso de Graduação em Pedagogia e do Programa  de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação Universidade de Brasília desde 2002. Desenvolve estudos e pesquisas com os seguintes temas: História da Educação do Distrito Federal, Políticas dos Organismos financeiros Internacionais com ênfase nas políticas para a educação básica, gestão da educação, e gestão escolar.  Coordena o ÁGUIA – Grupo de  estudos e pesquisas sobre organismos internacionais, gestão e políticas para educação básica inscrito no Diretório da CAPES/CNPq Publicou vários  artigos  em periódicos e vários livros, entre eles : (i) Intervenção e Consentimento: a política educacional do Banco Mundial e (ii) Pensamento pedagógico e políticas de educação ( 2013) junto com Célio da Cunha.  Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade  de Brasília- PPGE/FE/UnB - Gestão 2014-2016  e 2016-2018.

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Braga, A. C. V., & Silva, M. A. da. (2023). Ratio Studiorum: bases e fundamentos das ações educativas nos colégios dos jesuítas. Educação, 48(1), e24/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644464997