Implementação de um clube de ciências em uma escola pública: uma abordagem investigativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488751Parole chiave:
Clube de Ciências, Ensino por Investigação, Metodologias AtivasAbstract
Os clubes de ciências são espaços que promovem a interação social e a alfabetização científica para alunos do Ensino Fundamental e Médio, incentivando a experimentação e a investigação. No entanto, o ensino de ciências ainda enfrenta desafios, principalmente devido a métodos tradicionais e limitados, especialmente em regiões menos favorecidas. Metodologias ativas, como o ensino por investigação, surgem como soluções para envolver os alunos de forma dinâmica e prática. Este trabalho teve como objetivo criar um Clube de Ciências, fundamentado no ensino investigativo, para estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a compreensão científica, com foco especial no Norte do Brasil, onde as limitações educacionais são mais evidentes. Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa exploratória para investigar o impacto do ensino por investigação em um Clube de Ciências de uma escola pública em Belém, Pará. Os resultados indicam que a implementação do ensino investigativo no Clube de Ciências foi bem recebida pelos alunos e contribuiu positivamente para o processo de aprendizagem. Os dados sugerem que a metodologia ativa adotada favoreceu o engajamento dos estudantes e proporcionou uma experiência de aprendizado mais significativa. Dessa forma, o Clube de Ciências conseguiu articular teoria e prática por meio do ensino investigativo, estimulando o pensamento crítico. Realizado em uma escola pública, o projeto ofereceu uma vivência científica prática e acessível, enriquecendo o currículo escolar e contribuindo para a formação dos alunos diante dos desafios contemporâneos.
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