Saúde mental da professora e os efeitos da pandemia em sua docência na Educação Básica: um olhar a partir da perspectiva de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470057

Palavras-chave:

Educação Básica, Mulheres na Docência, Pandemia da COVID-19

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre saúde mental daprofessora da Educação Básica, assim como conhecer os efeitos da pandemia em sua docência a partir de uma perspectiva de gênero. Trata-se de uma revisão da literatura nacional e internacional, ancorada em um levantamento bibliográfico realizado a partir de artigos científicos, documentos legais, livros e websites. O estudo está dividido em cinco tópicos, para facilitar a compreensão do leitor. Sendo tais: 1) Caminhos metodológicos percorridos; 2) O debate teórico em torno da função do estado, da família e da sociedade para a oferta da Educação em tempos pandêmicos; 3) Efeitos da pandemia na saúde mental das professoras da Educação Básica; 4) Ser professora, ser mulher na Educação Básica: dificuldades e superações em sua docência em tempos de pandemia; e 5) Considerações finais.Percebe-se quea pandemia da COVID-19 transformou a vida das professoras, afetando diretamente a sua vida pessoal e profissional.Cada mulher vivenciou e ainda continua a experienciar situações adversas de um modo particular. Posto isto, reconhece-se que estes eventos estressantes naescola podem também nos ensinar, visto que, não basta falar sobre o Ensino Remoto ministrado em formato de home-office pelas professoras da Educação Básica, mas é necessário referenciar o contexto em que a maioria delas está inserida durante esse tipo de trabalho, pois estão sujeitasao adoecimento mental gerado por elementos relacionados à docência, como estresse, ansiedade e depressão.Conclui-se que é necessário o desenvolvimento de intervenções da Psicologia com a finalidade de promoção da saúde mental dessas professoras.

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), Sergipe, Brasil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI/UFS).

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Loriene Assis Dourado Duarte, Faculdade Cesrei, Campina Grande, PB, Brasil

Mestra em Direito Público e Doutoranda em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, Brasil. Docente do Centro de Ensino Superior Reinaldo Ramos (CESREI), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

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Dinamara Garcia Feldens , Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Rio Grande do Sul, Brasil. Docente do Departamento de Educação (DED) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe.

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Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Docente do Departamento de Letras Libras (DELI) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2023-09-06

Como Citar

Pereira, M. D., Duarte, L. A. D., Feldens, D. G., & Silva, J. P. da. (2023). Saúde mental da professora e os efeitos da pandemia em sua docência na Educação Básica: um olhar a partir da perspectiva de gênero. Educação, 48(1), e104/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644470057