Saúde mental da professora e os efeitos da pandemia em sua docência na Educação Básica: um olhar a partir da perspectiva de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470057

Palavras-chave:

Educação Básica, Mulheres na Docência, Pandemia da COVID-19

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre saúde mental daprofessora da Educação Básica, assim como conhecer os efeitos da pandemia em sua docência a partir de uma perspectiva de gênero. Trata-se de uma revisão da literatura nacional e internacional, ancorada em um levantamento bibliográfico realizado a partir de artigos científicos, documentos legais, livros e websites. O estudo está dividido em cinco tópicos, para facilitar a compreensão do leitor. Sendo tais: 1) Caminhos metodológicos percorridos; 2) O debate teórico em torno da função do estado, da família e da sociedade para a oferta da Educação em tempos pandêmicos; 3) Efeitos da pandemia na saúde mental das professoras da Educação Básica; 4) Ser professora, ser mulher na Educação Básica: dificuldades e superações em sua docência em tempos de pandemia; e 5) Considerações finais.Percebe-se quea pandemia da COVID-19 transformou a vida das professoras, afetando diretamente a sua vida pessoal e profissional.Cada mulher vivenciou e ainda continua a experienciar situações adversas de um modo particular. Posto isto, reconhece-se que estes eventos estressantes naescola podem também nos ensinar, visto que, não basta falar sobre o Ensino Remoto ministrado em formato de home-office pelas professoras da Educação Básica, mas é necessário referenciar o contexto em que a maioria delas está inserida durante esse tipo de trabalho, pois estão sujeitasao adoecimento mental gerado por elementos relacionados à docência, como estresse, ansiedade e depressão.Conclui-se que é necessário o desenvolvimento de intervenções da Psicologia com a finalidade de promoção da saúde mental dessas professoras.

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), Sergipe, Brasil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI/UFS).

Endereço para correspondência: Avenida Marechal Rondon Jardim s/n - Rosa Elze, São Cristóvão - Sergipe, CEP: 49100-000

Telefone para contato: (79) 98825-3941

Loriene Assis Dourado Duarte, Faculdade Cesrei, Campina Grande, PB, Brasil

Mestra em Direito Público e Doutoranda em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, Brasil. Docente do Centro de Ensino Superior Reinaldo Ramos (CESREI), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Endereço: Rua Bahia, nº 306, Liberdade, Campina Grande, Paraíba.

Telefone para contato: (83) 99618-9272

Dinamara Garcia Feldens , Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Rio Grande do Sul, Brasil. Docente do Departamento de Educação (DED) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe.

Endereço: Avenida Marechal Rondon Jardim s/n - Rosa Elze, São Cristóvão - Sergipe, CEP: 49100-000.

Telefone: (79) 99648-7240

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Docente do Departamento de Letras Libras (DELI) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Sergipe.

Endereço: Avenida Marechal Rondon Jardim s/n - Rosa Elze, São Cristóvão - Sergipe, CEP: 49100-000.

Telefone para contato: (79) 98808-4288

Referências

ALMEIDA, Jane Soares. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

ANJOS, Cleriston Izidro; SILVA, Shirley; SILVA, Cleber Nelson de Oliveira. Políticas, formação docente e práticas pedagógicas: reflexões acerca de uma educação infantil inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. esp. 1, p. 641-655, 2019.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 2020.

ARRUDA, Robson Lima; NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 6, n. 18, p. 720–739, 2021.

BEZERRA, Italla Maria Pinheiro. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona vírus pandemic. Journal of Human Growth and Development, v. 30, n. 1, p. 141–147, 2020.

BISPO, Luana dos Passos; SANTOS, Paulo César Marques de Andrade; SILVA, Tarcísio Fulgêncio Alves da. O impacto do Ensino Remoto Emergencial, no contexto da pandemia da COVID-19, na saúde mental dos docentes universitários. Conjecturas, v. 22, n. 4, p. 92–106, 2022.

BOTTIANI, Jessika H. et al.Teacher stress and burnout in urban middle schools: Associations with job demands, resources, and effective classroom practices. Journal of School Psychology, v. 77, n. 1, p. 36–51, 2019.

BRANCO, Juliana Cordeiro Soares; NEVES, Inajara de Salles Viana. Trabalho docente em tempos de COVID-19: EaD e Educação Remota Emergencial. Educação, Ciência e Cultura, v. 25, n. 3, p. 19–33, 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 26 mar. 2022.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 mar. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 28 abr. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011- pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 mar. 2022.

BRASIL. COVID19 Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 25 abr. 2022.

BRUSCHINI, Maria Cristina Aranha. Mulher e trabalho: engenheiras, enfermeiras e professoras. Cadernos de Pesquisa, v. 1, n. 27, p.3-18, 1978.

BUONOCORE, Filomena; RUSSO, Marcello. Reducing the effects of work-family conflict on job satisfaction: The kind of commitment matters. Human Resource Management Journal, v. 23, n. 1, p. 91–108, 2013.

CHICK, Robert Connor et al.Using Technology to Maintain the Education of Residents During the COVID-19 Pandemic. Journal of surgical education, v. 77, n. 4, p. 729–732, 2020.

COELHO, Elenise Abreu et al. Saúde mental docente e intervenções da Psicologia durante a pandemia. PSI UNISC, v. 5, n. 2, p. 20–32, 2021.

DARSIE, Camilo; FURTADO, Roberval Angelo. Covid-19 e educação básica: reflexões sobre riscos e controle espacial no retorno às aulas presenciais. Roteiro, v. 47, n. 1, p. 1–20, 2022.

DESOUKY, Dalia; ALLAM, Heba. Occupational stress, anxiety and depression among Egyptian teachers. Journal of Epidemiology and Global Health, v. 7, n. 3, p. 191–198, 2017.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 108, p. 545-554, 2020.

(AUTOR). Ensino Domiciliar no Brasil: aspectos jurídicos e educacionais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p. 240, 2020.

ERDAMAR, Gürcü; DEMIREL, Hüsne. Investigation of Work-family, Family-work Conflict of the Teachers. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 116, n. 1, p. 4919–4924, 2014.

FERGUSON, Kristen; FROST, Lorraine; HALL, David. Predicting Teacher Anxiety, Depression, and Job Satisfaction. Journal of Teaching and Learning, v. 8, n. 1, p. 27–42, 2012.

FLORES, Maria Assunção; GAGO, Marília. Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical responses, Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, p. 507-51, 2020.

FRANÇA, Ana Letícia de; SCHIMANSKI, Édina. Mulher, trabalho e família: uma análise sobre a dupla jornada feminina e seus reflexos no âmbito familiar. Emancipação, v. 9, n. 1, p. 65–78, 2009.

FREITAS, Cristiane DavinaRedin; RODIGHERI, Anameri Lara Bonotto; MENEZES, Ana Luisa Teixeira de. Tecnologia, educação e o pensamento complexo em tempos da COVID-19. Revista Psicopedagogia, v. 38, n. 117, p. 40–51, 2021.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. FCC. Mulheres, trabalho e família. 2007. Disponível em: https://www.fcc.org.br/bdmulheres/serie2.php?area=series. Acesso em: 04 abr. 2022.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. UNICEF. Educação-Situação no Brasil, 2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/educacao. Acesso em: 26 mar. 2022.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. UNICEF. Situação mundial da infância 2011: adolescência, uma fase de oportunidades. Brasília, DF: UNICEF, 2011.

GIBBS, Zoe; LEE, Stuart; KULKARNI, Jayashri. What factors determine whether a woman becomes depressed during the perimenopause? Archives of women’s mental health, v. 15, n. 5, p. 323–332, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Yasmin Leon et al. A prática docente em aulas remotas do ensino médio: potencialidades e fragilidades. Educação, Ciência e Cultura, v. 27, n. 1, p. 1–18, 2022.

HERMAN, Keith C; REINKE, Wendy M; EDDY, Colleen L. Advances in understanding and intervening in teacher stress and coping: The Coping-Competence-Context Theory. Journal of school psychology, v. 78, n. 1, p. 69–74, 2020.

HONG, Xiumin; LIU, Qianqian; ZHANG, Mingzhu. Dual Stress or sand Female Pre-school Teachers’ Job Satisfaction During the COVID-19: The Mediation of Work-Family Conflict. Frontiers in Psychology, v. 12, n. 1, p. 1–12, 2021.

JAKUBOWSKI, Tomasz Daniel; SITKO-DOMINIK, Magdalena Maja. Teachers’ mental health during the first two waves of the COVID-19 pandemic in Poland. PLOS ONE, v. 16, n. 9, p. 1–25, 2021.

KARAKOSE, Turgutet al.Exploring the Interrelationship between COVID-19 Phobia, Work–Family Conflict, Family–Work Conflict, and Life Satisfaction among School Administrators for Advancing Sustainable Management. Sustainability, v. 13, n. 15, p. 1–19, 2021.

KIM, Lisa E.; ASBURY, Kathryn. ‘Like a rughad been pulled from under you’: The impact of COVID-19 on teachers in England during the first six weeks of the UK lockdown. British Journal of Educational Psychology, v. 90, n. 4, p. 1062–1083, 2020.

LA TORRE, Giuseppe et al.Definition, symptoms and risk of techno-stress: a systematic review. International Archives of Occupational and Environmental Health, v. 92, n. 1, p. 13–35, 2019.

LOURO, Guacira. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2010.

MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 215–224, 2020.

MATUTE-CASTILLO, Vilma Valeria et al.Tecnología en tiempos de pandemia: Una panorámica de salud mental en docentes. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, v. 5, n. 5, p. 357, 2020.

MELO, Keite Silva de; TOMAZ, Adriana. Ensino Remoto e as Contradições no Trabalho Docente. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, n. 1, p. 12–35, 2020.

MISIRLI, Ozge; ERGULEC, Funda. Emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic: Parents experiences and perspectives. Education and Information Technologies, v. 26, n. 6, p. 6699–6718, 2021.

MOREIRA, José António Marques Moreira; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, 2020.

MOREIRA, José Antônio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, p. 1-35, 2020.

NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do et al. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO DE BEM-ESTAR PSICOSSOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: Relato de uma prática de extensão universitária. Capim Dourado: Diálogos em Extensão, v. 3, n. 2, p. 47–69, 2020.

NOVA ESCOLA. 66% dos professores já precisaram se afastar por problemas de saúde. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12302/pesquisa-indica-que-66-dos-professores-ja-precisaram-se-afastar-devido-a-problemas-de-saude. Acesso em: 04 abr. 2022.

OLIVEIRA, Helter Luiz da Rosa et al. Perceptions on mental health of teachers at a public school on the westborder of Rio Grande do Sul. Research, Society and Development, v. 9, n. 4, p. 1–16, 2020.

OZAMIZ-ETXEBARRIA, Naiara et al. The Psychological State of Teachers During the COVID-19 Crisis: The Challenge of Returning to Face-to-Face Teaching. Frontiers in Psychology, v. 11, n. 1, p. 1–10, 2021.

PADMANABHANUNNI, Anita et al. A serial model of the interrelationship between perceived vulnerability to disease, fear of COVID-19, and psychological distress among teachers in South Africa. Annales Médico-psychologiques, revuepsychiatrique, v. 180, n. 1, p. 23–28, 2022.

PATTEN, Scott B et al. Descriptive epidemiology of major depressive disorder in Canada in 2012. Canadian journal of psychiatry. Revue canadienne de psychiatrie, v. 60, n. 1, p. 23–30, 2015.

PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues; MOURA, Marla Maria Moraes; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. A Composição do Tempo Social de Mulheres Professoras Durante a Pandemia. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 24, n. 1, p. 161–194, 2021.

PRILLELTENSKY, Isaac; NEFF, Marilyn; BESSELL, Ann. Teacher Stress: What It Is, Why It’s Important, How It Can be Alleviated. Theory Into Practice, v. 55, n. 2, p. 104–111, 2016.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Cesar Ernani. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, Beatriz Maria Dos Santos Santiago; SCORSOLINI-COMIN, Fabio; DALRI, Rita de Cassia de Marchi Barcellos. Ser docente enel contexto de la pandemia de COVID-19: reflexiones sobre lasalud mental. Index de Enfermería, v. 29, n. 3, 2021.

RODRIGUES, Marcela Azarias; ALBANI, Thaís e Silva; BAHDUR, Daniela Hruschka. A pandemia e a urgência de medidas para inclusão digital. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, v. 4, n. 3, p. 155–177, 2020.

SANTOS, Noeli Batista dos; CABRAL, Valéria Fabiane. Aprendizagens em tempos remotos: entre dimensões e experiências de um curso na modalidade a distância durante a pandemia. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 2, p. 1–15, 2021.

(AUTOR). Sentido de vida e saúde mental em professores: uma revisão integrativa. Revista da SPAGESP, v. 23, n. 1, p. 131–145, 2022.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, v. 15, n. 1, p. 1–24, 2020.

SIQUEIRA, Heidy Cristina Boaventura et al. Pandemia de COVID-19 e Gênero: Uma Análise sob a Perspectiva do Princípio Constitucional da Isonomia. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 18, p. 216–226, 2020.

SOUZA, Ana Paula Gestoso de; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Construção de práticas pedagógicas na educação básica em tempos de pandemia. Práxis Educacional, v. 18, n. 49, p. 1–25, 2022.

TOSTES, Maiza Vaz et al. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em Debate, v. 42, n. 116, p. 87–99, 2018.

VEGA-FEIJOÓ, Patricia Katherine et al. Síndrome de Burnout: Un estúdio con docentes de Educación Básica. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, v. 5, n. 1, p. 264, 2020.

VIEIRA, Juçara Dutra. Pesquisa sobre saúde e condições de trabalho dos(as) profissionais da educação básica pública. Brasília: CNTE, 2017. Disponível em: https://www.cnte.org.br/images/stories/2018/relatorio_pesquisa_saude_completo.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO. Mental health: strengthening our response. Disponível em: https://www.who.int/publications/m/item/weekly-epidemiological-update-on-covid-19---12-april-2022. Acesso em: 14 abr. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO. (2022).Coronavirusdisease (COVID-19) pandemic. Disponível em: who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 25 abr. 2022.

XIE, Jingrong; GULINNA, A.; RICE, Mary F. Instructional designers’ roles in emergency remote teaching during COVID-19. DistanceEducation, v. 42, n. 1, p. 70–87, 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Pereira, M. D., Duarte, L. A. D., Feldens, D. G., & Silva, J. P. da. (2023). Saúde mental da professora e os efeitos da pandemia em sua docência na Educação Básica: um olhar a partir da perspectiva de gênero. Educação, 48(1), e104/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644470057

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.