As relações de poder entre as crianças: estado da arte a partir das pesquisas produzidas no Brasil, no período de 2000 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644463243

Palavras-chave:

Relações de poder, Crianças, Educação Infantil.

Resumo

O presente trabalho buscou fazer uma síntese do conhecimento produzido no Brasil sobre o tema das relações de poder entre as crianças, com base na análise bibliográfica das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação do país e disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), dos artigos publicados no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e dos pôsteres e trabalhos apresentados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no grupo de trabalho sobre educação de crianças de 0 a 6 anos (GT07), no período de 2000 a 2019. Foi possível concluir que as relações sociais das crianças são atravessadas por desigualdades sociais, econômicas e questões de gênero que, por sua vez, produzem comportamentos e falas infantis que expressam relações de poder na infância. Tanto a família como a escola configuraram-se, a partir da análise dos textos supracitados, como espaços de reprodução de estereótipos e preconceitos, bem como lugar de resistência e transformação. A temática das relações de poder entre as crianças ainda é pouco explorada no país e o número de trabalhos acadêmicos que relacionam as relações de poder às interações que se estabelecem entre as crianças é muito pequeno, se considerarmos a quantidade de pesquisas realizadas no âmbito da educação.

Biografia do Autor

Rebeka Rodrigues Alves da Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ana Maria Coelho Monte Frota, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutora em Psicologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professora aposentada, vinculada ao Propad, na Faculdade de Educação da UFC.

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

Costa, R. R. A. da, & Frota, A. M. C. M. (2022). As relações de poder entre as crianças: estado da arte a partir das pesquisas produzidas no Brasil, no período de 2000 a 2019. Educação, 47(1), e90/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644463243

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