AVALIAÇÃO CONECTADA: RECURSOS DIGITAIS INTEGRADOS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

DIGITAL RESOURCES INTEGRATED INTO LEARNING ASSESSMENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995085535

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Instrumentos avaliativos, Recursos digitais

Resumo

As inovações constantes das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm produzido novas formas de comunicação e introduzido novos referenciais para a produção de conhecimento, produzindo reflexões sobre a integração dos recursos digitais disponíveis em rede nos processos de ensino e de aprendizagem presenciais e virtuais. No contexto da pesquisa de caráter exploratório-descritivo, como base teórica autores que discutem as questões sobre a avaliação da aprendizagem em educação online, em diálogo com teóricos que abordam a avaliação da aprendizagem, este artigo tem como objetivo apresentar uma análise de estratégias de avaliação diagnóstica, somativa, formativa e de autoavaliação mediadas por tecnologias digitais a partir de revisão de literatura e da curadoria de interfaces digitais cujos recursos podem ser aplicados como instrumentos avaliativos. Como resultado, apresentamos um quadro comparativo/descritivo com o qual buscamos estabelecer a integração entre os tipos de avaliação e os instrumentos de avaliação on-line e suas respectivas interfaces digitais. Concluímos que o uso dos recursos das TDIC pode favorecer os processos de avaliação da aprendizagem desde que sejam concebidos como pacto contratual entre avaliador e avaliados, cabendo-nos, enquanto docentes, compreender e nos guiar pelas dimensões orientadora, cooperativa e interativa que caracterizam o ato de avaliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Claudete Bezerra de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Letras (UFBA), Especialista em Informática na Educação (IF SULDEMINAS) e em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB), Graduação em Letras (UNEB), com experiência em formação continuada de professores. 

Referências

BARBOSA, Jane Rangel Alves. A Avaliação da Aprendizagem como Processo Interativo: Um Desafio para o Educador. Democratizar, v. II, n. 1, jan./abr. 2008. Instituto Superior de Educação da Zona Oeste/ Faetec/ Sect - RJ. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/progesus/files/2011/04/BARBOSA-JRA.-Avalia%C3%A7%C3%A3o-da-aprendizagem-como-processo-interativo.pdf. Acesso em: 26 jul. 2023.

CONRAD, Dianne; OPENO, Jason. Estratégias de avaliação para a aprendizagem online. São Paulo: Artesanato Educacional, 2019. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Estrategias_de_avaliacao_para_aprendizagem_online_Athabasca.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.

DEPRESBITERIS, Léa; TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso... Instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem. Editora Senac. São Paulo: 2017.

FAGANELLO, Josiane; REIS, Eli dos; GUIMARÃES, Maria Inês Pereira. Os instrumentos de avaliação da aprendizagem e a avaliação formativa em Educação a Distância. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, set. 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1262/535. Acesso em: 01 out. 2023.

GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack. Avaliação da aprendizagem. In: GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack. Avaliação da aprendizagem na educação a distância na perspectiva comunicacional. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2013. p. 55-98. Disponível em: https://www1.ufrb.edu.br/editora/component/phocadownload/category/2-e-books?download=38:a-avaliacao-da-aprendizagem-na-educacao-a-distancia-na-perspectiva-comunicacional. Acesso em: 30 ago. 2023.

GUSSO, Hélder. Avaliação da aprendizagem no ensino digital. In: TV UFRB, 11 dez. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9RzW5stqVy0&t=410s. Acesso em: 11 ago. 2023.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola uma universidade. 35. ed. revista. Porto Alegre, Editora Mediação, 2019.

LIMA JUNIOR, Arnaud Soares de; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Educação e contemporaneidade: novas aproximações sobre a avaliação no ensino online. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online: fundamentos, interfaces e dispositivos, relatos de experiências. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 67-78.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22a. ed. São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em: https://fliphtml5.com/xvkas/grtn/basic. Acesso em: 04 jul. 2023.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e Eventos, 2005.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Ferramentas de Avaliação na Educação Online. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil, 2008. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/eventos/RIBIE/2008/pdf/ferramientas_avaluacion.pdf. Acesso em: 04 jul. 2023.

SANTOS, Edméa; LIMA, Gilson Alves. Avaliação da Aprendizagem em Educação Online: co-criação de fundamentos, práticas e dispositivos. In: AMANTE, L.; OLIVEIRA, I. (Coord.). Avaliação das Aprendizagens: Perspectivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta, 2016. p.197-212. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/6114/1/ebookLEaD_3%20%282%29.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.

SILVA, Saulo José Correia da.; FARIA, Adriano. O sistema de avaliação no Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 07, v. 03, julho, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/sistema-de-avaliacao. Acesso em: 06 ago. 2023.

WEISZ, Telma; SANCHES, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2.ed. São Paulo: Ática, 2006.

Downloads

Publicado

2024-04-12

Como Citar

Oliveira, D. C. B. de. (2024). AVALIAÇÃO CONECTADA: RECURSOS DIGITAIS INTEGRADOS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DIGITAL RESOURCES INTEGRATED INTO LEARNING ASSESSMENT. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 5(1), e3/1–15. https://doi.org/10.5902/2675995085535

Edição

Seção

Dossiê Temático Gestão Educacional em Rede