ERA UMA VEZ: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM E O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995073388

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Letramento literário, Leitura compartilhada, Multimodalidade

Resumo

Este trabalho aborda a elaboração do Objeto de Aprendizagem (OA) Era uma vez uma bruxa: leitura compartilhada produzido para o contexto de formação continuada de professores com o objetivo de apresentar uma análise de sua qualidade. Considerando a leitura literária em um mundo conectado à Internet que divide a atenção e o interesse dos alunos, nos propomos a elaborar o OA para explorar os conceitos de letramento literário, leitura compartilhada e multimodalidade, visando ampliar a compreensão dos professores acerca de referenciais teórico-metodológicos sobre a leitura, o letramento literário e as múltiplas modalidades de produção de sentidos/significados das obras literárias destinadas ao público infantil. Concluímos que nosso OA atende aos critérios de avaliação e que seus índices de visualizações e downloads confirmam a validade da nossa produção e partilha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Claudete Bezerra de Oliveira, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Professora Formadora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia com experiência na área de Letras com conhecimentos sobre: multimodalidade, multiletramentos, leitura, alfabetização e letramento, formação continuada de Professores alfabetizadores.

Referências

BRAGA, Juliana Cristina; FRANÇA, Roberta Kelly A. de. Testes e Qualidade. In: BRAGA Juliana Cristina. Objetos de aprendizagem, volume 2: metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora UFABAC, 2015. p. 127-138.

BRANDÃO, Ana C. Perrusi; ROSA, Ester C. de Souza. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende…. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL Francisca; COSSON, Rildo (Coord.) Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 55-68. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20)

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global Editora, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL Francisca; COSSON, Rildo (Coord.) Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 55-68. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20)

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria & prática. São Paulo: Pontes/Unicamp, 1993.

OLIVEIRA, Denise Claudete Bezerra de. Práticas de letramento multimodal em sala de aula. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, 2016.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução Cláudia Schilling. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 6. ed.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; FABRE, Marie-Christine Julie Mascarenhas; TAMUSIUNAS, Fabrício Raupp. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE – Revista Novas Tecnologias para a Educação. Porto Alegre: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED- UFRGS), v. 1. nº 1, 2003. p. 1-11. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13628. Acesso em: 20 out. 2022.

ZATZ, Lia. Era uma vez uma bruxa. São Paulo: Moderna, 2002.

Downloads

Publicado

2023-10-09

Como Citar

Oliveira, D. C. B. de. (2023). ERA UMA VEZ: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM E O LETRAMENTO LITERÁRIO. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 4(1), e17/1–12. https://doi.org/10.5902/2675995073388

Edição

Seção

Análise de Tecnologias Educacionais Inovadoras