AVALIAÇÃO CONECTADA: RECURSOS DIGITAIS INTEGRADOS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
DIGITAL RESOURCES INTEGRATED INTO LEARNING ASSESSMENT
DOI:
https://doi.org/10.5902/2675995085535Palabras clave:
Avaliação da aprendizagem, Instrumentos avaliativos, Recursos digitaisResumen
As inovações constantes das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm produzido novas formas de comunicação e introduzido novos referenciais para a produção de conhecimento, produzindo reflexões sobre a integração dos recursos digitais disponíveis em rede nos processos de ensino e de aprendizagem presenciais e virtuais. No contexto da pesquisa de caráter exploratório-descritivo, como base teórica autores que discutem as questões sobre a avaliação da aprendizagem em educação online, em diálogo com teóricos que abordam a avaliação da aprendizagem, este artigo tem como objetivo apresentar uma análise de estratégias de avaliação diagnóstica, somativa, formativa e de autoavaliação mediadas por tecnologias digitais a partir de revisão de literatura e da curadoria de interfaces digitais cujos recursos podem ser aplicados como instrumentos avaliativos. Como resultado, apresentamos um quadro comparativo/descritivo com o qual buscamos estabelecer a integração entre os tipos de avaliação e os instrumentos de avaliação on-line e suas respectivas interfaces digitais. Concluímos que o uso dos recursos das TDIC pode favorecer os processos de avaliação da aprendizagem desde que sejam concebidos como pacto contratual entre avaliador e avaliados, cabendo-nos, enquanto docentes, compreender e nos guiar pelas dimensões orientadora, cooperativa e interativa que caracterizam o ato de avaliar.
Descargas
Citas
BARBOSA, Jane Rangel Alves. A Avaliação da Aprendizagem como Processo Interativo: Um Desafio para o Educador. Democratizar, v. II, n. 1, jan./abr. 2008. Instituto Superior de Educação da Zona Oeste/ Faetec/ Sect - RJ. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/progesus/files/2011/04/BARBOSA-JRA.-Avalia%C3%A7%C3%A3o-da-aprendizagem-como-processo-interativo.pdf. Acesso em: 26 jul. 2023.
CONRAD, Dianne; OPENO, Jason. Estratégias de avaliação para a aprendizagem online. São Paulo: Artesanato Educacional, 2019. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Estrategias_de_avaliacao_para_aprendizagem_online_Athabasca.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.
DEPRESBITERIS, Léa; TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso... Instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem. Editora Senac. São Paulo: 2017.
FAGANELLO, Josiane; REIS, Eli dos; GUIMARÃES, Maria Inês Pereira. Os instrumentos de avaliação da aprendizagem e a avaliação formativa em Educação a Distância. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, set. 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1262/535. Acesso em: 01 out. 2023.
GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack. Avaliação da aprendizagem. In: GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack. Avaliação da aprendizagem na educação a distância na perspectiva comunicacional. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2013. p. 55-98. Disponível em: https://www1.ufrb.edu.br/editora/component/phocadownload/category/2-e-books?download=38:a-avaliacao-da-aprendizagem-na-educacao-a-distancia-na-perspectiva-comunicacional. Acesso em: 30 ago. 2023.
GUSSO, Hélder. Avaliação da aprendizagem no ensino digital. In: TV UFRB, 11 dez. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9RzW5stqVy0&t=410s. Acesso em: 11 ago. 2023.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola uma universidade. 35. ed. revista. Porto Alegre, Editora Mediação, 2019.
LIMA JUNIOR, Arnaud Soares de; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Educação e contemporaneidade: novas aproximações sobre a avaliação no ensino online. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online: fundamentos, interfaces e dispositivos, relatos de experiências. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 67-78.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22a. ed. São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em: https://fliphtml5.com/xvkas/grtn/basic. Acesso em: 04 jul. 2023.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e Eventos, 2005.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Ferramentas de Avaliação na Educação Online. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil, 2008. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/eventos/RIBIE/2008/pdf/ferramientas_avaluacion.pdf. Acesso em: 04 jul. 2023.
SANTOS, Edméa; LIMA, Gilson Alves. Avaliação da Aprendizagem em Educação Online: co-criação de fundamentos, práticas e dispositivos. In: AMANTE, L.; OLIVEIRA, I. (Coord.). Avaliação das Aprendizagens: Perspectivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta, 2016. p.197-212. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/6114/1/ebookLEaD_3%20%282%29.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.
SILVA, Saulo José Correia da.; FARIA, Adriano. O sistema de avaliação no Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 07, v. 03, julho, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/sistema-de-avaliacao. Acesso em: 06 ago. 2023.
WEISZ, Telma; SANCHES, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2.ed. São Paulo: Ática, 2006.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.