SENTIDOS SOBRE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA MIRADA SOBRE A POLITECNIA

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995067310

Palabras clave:

Tecnologia, Politecnia, EPT

Resumen

O artigo tem como propósito apresentar uma revisão bibliográfica sobre politecnia. A investigação faz parte de debates que problematizam sentidos sobre tecnologia em diferentes contextos educacionais, em específico, os modos pelos quais a politecnia é abordada na produção científica do campo EPT brasileiro atual. O suporte teórico e metodológico é constituído por leituras sobre a perspectiva marxiana de educação, e interlocuções marxistas, em diálogo com posicionamentos críticos da educação CTS latino-americana. A pesquisa tem enfoque qualitativo, com coleta e análise de dados bibliográficos, e baseada em exame crítico, descrição e apreciação sócio-histórica do material. O levantamento bibliográfico preliminar indica o que se poderia chamar de sentido clássico sobre politecnia: princípio formador necessário à superação da unilateralidade imposta à classe trabalhadora. A leitura realizada permitiu reflexões sobre possibilidades e limites de efetivação de agendas de pesquisas sobre formação humana crítica, civil, laica, integral, integrada e permanente em EPT no Brasil contemporâneo.

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Biografía del autor/a

Raquel Folmer Corrêa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Docente EBTT de Sociologia.

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Publicado

2021-12-28 — Actualizado el 2022-01-10

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Cómo citar

Corrêa, R. F. (2022). SENTIDOS SOBRE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA MIRADA SOBRE A POLITECNIA. ReTER, 2(4), e1/01–15. https://doi.org/10.5902/2675995067310 (Original work published 28 de diciembre de 2021)