SENTIDOS SOBRE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA MIRADA SOBRE A POLITECNIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2675995067310Keywords:
Tecnologia, Politecnia, EPTAbstract
O artigo tem como propósito apresentar uma revisão bibliográfica sobre politecnia. A investigação faz parte de debates que problematizam sentidos sobre tecnologia em diferentes contextos educacionais, em específico, os modos pelos quais a politecnia é abordada na produção científica do campo EPT brasileiro atual. O suporte teórico e metodológico é constituído por leituras sobre a perspectiva marxiana de educação, e interlocuções marxistas, em diálogo com posicionamentos críticos da educação CTS latino-americana. A pesquisa tem enfoque qualitativo, com coleta e análise de dados bibliográficos, e baseada em exame crítico, descrição e apreciação sócio-histórica do material. O levantamento bibliográfico preliminar indica o que se poderia chamar de sentido clássico sobre politecnia: princípio formador necessário à superação da unilateralidade imposta à classe trabalhadora. A leitura realizada permitiu reflexões sobre possibilidades e limites de efetivação de agendas de pesquisas sobre formação humana crítica, civil, laica, integral, integrada e permanente em EPT no Brasil contemporâneo.
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