CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO INTEGRADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2675995084086Palavras-chave:
Formação Pedagógica, EAD, Currículo IntegradoResumo
Este estudo é um recorte de pesquisa de mestrado desenvolvido no ano de 2023. É uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de produções científicas que fazem análise das Concepções do Currículo Integrado na Formação Pedagógica – EAD, considerando um período de 2008 a 2021. A RSL nos proporciona uma visão temporal histórica das pesquisas desenvolvidas nessa abordagem. Pesquisa bibliográfica de caráter exploratório-descritiva. Utilizou-se um descritor principal e abrangente “Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica” e a seleção de artigos, teses e dissertações foi realizada em base de dados da CAPES, BDTD e Google Acadêmico. Como resultado apresentou um quadro com onze trabalhos de materiais consultados em artigos científicos e dissertações, que possibitaram a compreensão de que esta pesquisa em desenvolvimento pode trazer contribuições à formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BELLONI, Maria Luiza. "Educação à distância e mídia-educação: da modalidade ao método." ComCiência 141 (2012).
BOTELHO, Louise Lira Roedel, CUNHA, Cristiano Castro de Almeida, & MACEDO, Marcelo. (2011). O Método da Revisão Integrativa nos Estudos Organizacionais. Gestão E Sociedade, 5(11), 121–136.
CAMBRAIA, Adão Caron; ZANON, Lenir Basso. Formação docente: recriação da prática curricular no ensino superior. 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2019.
CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. Formação continuada de professores da educação profissional. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. Santa Maria, v. 2, n. 3, p. 7-15, jan./jul. 2013.
CRESWELL, John. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LITWIN, Edith. (Org). Educação à Distância: Temas para Debate de uma Nova Agenda Educativa. Porto Alegre, Artmed, 2001.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 277 p.
MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias Interações, vol. V, núm. 9, jan-jun, 2000, pp. 57-72 Universidade São Marcos São Paulo, Brasil.
SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Systematic review studies: a guide for careful synthesis of the scientific evidence. Rev. bras. fisioter, 11(1), 83-89, 2007.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Formação e Profissionalidade Docente: A Pedagogia como Base de Saberes e Competências do Professor. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 261-279, maio 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4695. Acesso em: 20/04/2023.
SHULMAN, Lee. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. 1986. Link. [GS Search]
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes, Petrópolis-RJ, Ed. 14, 2012.
WAQUIL, Márcia Paul. Princípios da pesquisa científica em ambientes virtuais de aprendizagem: um olhar fundamentado no olhar do paradigma complexo. 171 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.