CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO INTEGRADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995084086

Palavras-chave:

Formação Pedagógica, EAD, Currículo Integrado

Resumo

Este estudo é um recorte de pesquisa de mestrado desenvolvido no ano de 2023. É uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de produções científicas que fazem análise das Concepções do Currículo Integrado na Formação Pedagógica – EAD, considerando um período de 2008 a 2021. A RSL nos proporciona uma visão temporal histórica das pesquisas desenvolvidas nessa abordagem. Pesquisa bibliográfica de caráter exploratório-descritiva. Utilizou-se um descritor principal e abrangente “Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica” e a seleção de artigos, teses e dissertações foi realizada em base de dados da CAPES, BDTD e Google Acadêmico. Como resultado apresentou um quadro com onze trabalhos de materiais consultados em artigos científicos e dissertações, que possibitaram a compreensão de que esta pesquisa em desenvolvimento pode trazer contribuições à formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Paslauski Knebel, Instituto Federal Farroupilha

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2002). Pós-Graduada em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2007). É Auditora do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto/RS. 

Adão Caron Cambraia, Instituto Federal Farroupilha

Graduado em Informática (UNIJUÍ) e Pedagogia (UFSM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha desde 2011. Mestre e Doutor em Computação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BELLONI, Maria Luiza. "Educação à distância e mídia-educação: da modalidade ao método." ComCiência 141 (2012).

BOTELHO, Louise Lira Roedel, CUNHA, Cristiano Castro de Almeida, & MACEDO, Marcelo. (2011). O Método da Revisão Integrativa nos Estudos Organizacionais. Gestão E Sociedade, 5(11), 121–136.

CAMBRAIA, Adão Caron; ZANON, Lenir Basso. Formação docente: recriação da prática curricular no ensino superior. 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2019.

CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. Formação continuada de professores da educação profissional. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. Santa Maria, v. 2, n. 3, p. 7-15, jan./jul. 2013.

CRESWELL, John. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LITWIN, Edith. (Org). Educação à Distância: Temas para Debate de uma Nova Agenda Educativa. Porto Alegre, Artmed, 2001.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 277 p.

MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias Interações, vol. V, núm. 9, jan-jun, 2000, pp. 57-72 Universidade São Marcos São Paulo, Brasil.

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Systematic review studies: a guide for careful synthesis of the scientific evidence. Rev. bras. fisioter, 11(1), 83-89, 2007.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Formação e Profissionalidade Docente: A Pedagogia como Base de Saberes e Competências do Professor. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 261-279, maio 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4695. Acesso em: 20/04/2023.

SHULMAN, Lee. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. 1986. Link. [GS Search]

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes, Petrópolis-RJ, Ed. 14, 2012.

WAQUIL, Márcia Paul. Princípios da pesquisa científica em ambientes virtuais de aprendizagem: um olhar fundamentado no olhar do paradigma complexo. 171 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2008.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Knebel, L. P., & Cambraia, A. C. (2024). CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO INTEGRADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 5(1), e6/1–17. https://doi.org/10.5902/2675995084086

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)