JOGOS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO: EMERGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO

Autores/as

Palabras clave:

Jogos digitais, Ensino remoto, Leitura e escrita.

Resumen

Este artigo apresenta discussões resultantes do trabalho realizado a partir do projeto de ensino “Cultura escrita: práticas alfabetizadoras na escola”, promovido pelo Grupo de Pesquisa e Formação: Práticas Educativas na Educação Básica e Superior. Teve-se como objetivo desenvolver propostas didático-pedagógicas, de modo a qualificar as práticas de leitura e de escrita na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Considerando o contexto do ensino remoto, o grupo sentiu a necessidade de pensar em propostas que pudessem ser realizadas no ensino remoto, pautando-se no uso das tecnologias digitais disponíveis. Por isso, a pesquisa teve como foco o desenvolvimento de jogos, a fim de possibilitar a utilização dessa ferramenta no contexto educativo. Eles foram utilizados em escolas da rede pública em diferentes municípios. Pautamos nossas reflexões em Bolzan (2007), Bolzan, Santos e Powaczuk (2013), Horn et al. (2014), Kenski (2003) e outros autores que discorrem acerca das práticas lúdicas para a construção da lectoescrita e do uso da tecnologia como ferramenta imprescindível durante o ensino remoto. Também apresentamos relatos das professoras que utilizaram os jogos em seus planejamentos. Evidenciamos que pensar e desenvolver práticas pedagógicas por meio de jogos digitais é fundamental, visto que os alunos têm a oportunidade de brincarem e aprenderem ao mesmo tempo. Além disso, por meio dos jogos, eles têm o contato com diferentes tipos de texto, desenvolvendo a autonomia frente ao uso das tecnologias e tendo a possibilidade de construir conhecimentos de modo significativo e divertido acerca da leitura e da escrita.

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Biografía del autor/a

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Jordana Rex Braun, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Mariana Jardim de Moraes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Acadêmica do curso Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Marina Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Acadêmica do curso Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Citas

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Bolzan, D. P. V., Braun, J. R., Moraes, M. J. de, & Ceretta, M. (2021). JOGOS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO: EMERGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO. ReTER, 2(2), e2/01–20. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65288