JOGOS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO: EMERGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO
Palabras clave:
Jogos digitais, Ensino remoto, Leitura e escrita.Resumen
Este artigo apresenta discussões resultantes do trabalho realizado a partir do projeto de ensino “Cultura escrita: práticas alfabetizadoras na escola”, promovido pelo Grupo de Pesquisa e Formação: Práticas Educativas na Educação Básica e Superior. Teve-se como objetivo desenvolver propostas didático-pedagógicas, de modo a qualificar as práticas de leitura e de escrita na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Considerando o contexto do ensino remoto, o grupo sentiu a necessidade de pensar em propostas que pudessem ser realizadas no ensino remoto, pautando-se no uso das tecnologias digitais disponíveis. Por isso, a pesquisa teve como foco o desenvolvimento de jogos, a fim de possibilitar a utilização dessa ferramenta no contexto educativo. Eles foram utilizados em escolas da rede pública em diferentes municípios. Pautamos nossas reflexões em Bolzan (2007), Bolzan, Santos e Powaczuk (2013), Horn et al. (2014), Kenski (2003) e outros autores que discorrem acerca das práticas lúdicas para a construção da lectoescrita e do uso da tecnologia como ferramenta imprescindível durante o ensino remoto. Também apresentamos relatos das professoras que utilizaram os jogos em seus planejamentos. Evidenciamos que pensar e desenvolver práticas pedagógicas por meio de jogos digitais é fundamental, visto que os alunos têm a oportunidade de brincarem e aprenderem ao mesmo tempo. Além disso, por meio dos jogos, eles têm o contato com diferentes tipos de texto, desenvolvendo a autonomia frente ao uso das tecnologias e tendo a possibilidade de construir conhecimentos de modo significativo e divertido acerca da leitura e da escrita.Descargas
Citas
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