JOGOS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO: EMERGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO

Autores

Palavras-chave:

Jogos digitais, Ensino remoto, Leitura e escrita.

Resumo

Este artigo apresenta discussões resultantes do trabalho realizado a partir do projeto de ensino “Cultura escrita: práticas alfabetizadoras na escola”, promovido pelo Grupo de Pesquisa e Formação: Práticas Educativas na Educação Básica e Superior. Teve-se como objetivo desenvolver propostas didático-pedagógicas, de modo a qualificar as práticas de leitura e de escrita na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Considerando o contexto do ensino remoto, o grupo sentiu a necessidade de pensar em propostas que pudessem ser realizadas no ensino remoto, pautando-se no uso das tecnologias digitais disponíveis. Por isso, a pesquisa teve como foco o desenvolvimento de jogos, a fim de possibilitar a utilização dessa ferramenta no contexto educativo. Eles foram utilizados em escolas da rede pública em diferentes municípios. Pautamos nossas reflexões em Bolzan (2007), Bolzan, Santos e Powaczuk (2013), Horn et al. (2014), Kenski (2003) e outros autores que discorrem acerca das práticas lúdicas para a construção da lectoescrita e do uso da tecnologia como ferramenta imprescindível durante o ensino remoto. Também apresentamos relatos das professoras que utilizaram os jogos em seus planejamentos. Evidenciamos que pensar e desenvolver práticas pedagógicas por meio de jogos digitais é fundamental, visto que os alunos têm a oportunidade de brincarem e aprenderem ao mesmo tempo. Além disso, por meio dos jogos, eles têm o contato com diferentes tipos de texto, desenvolvendo a autonomia frente ao uso das tecnologias e tendo a possibilidade de construir conhecimentos de modo significativo e divertido acerca da leitura e da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Jordana Rex Braun, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Mariana Jardim de Moraes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Acadêmica do curso Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Marina Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Acadêmica do curso Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

BASSO, Fabiane. O papel da consciência fonológica no processo de construção da lectoescrita. In: BOLZAN, Doris Pires Vargas. (Orgs.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. 1 ed., Santa Maria:

Editora da UFSM, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Caderno 4. Brasília: MEC, SEB, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

BRISCHKE, Raquel et al. Cultura escrita: processos de aprendizagem compartilhada. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8624. Acesso em: 11 abr. 2021.

BOLZAN, Doris Pires Vargas (Orgs.). Leitura e Escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Cultura escrita: práticas alfabetizadoras na escola. Relatório Parcial do Projeto Interinstitucional e Integrado, registro no GAP n.049252. Centro de Educação-PROLICEN, 2021.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Cultura escrita: aprender a ler e escrever na escola. Dossiê: Escritas em contextos. Revista Educação. Santa Maria, v. 38, n. 1, p. 97-110, jan./abr. 2013.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Circuito de atividades diversificadas: leitura e escrita na escola. Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, maio/ago. 2018.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. - São Paulo: Cortez, 2011.

GERALDI, João Wanderley; CITELLI, Beatriz (Orgs.). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997.

HORN, Cláudia Inês et al. Pedagogia do Brincar. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez/, 2003.

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

UFSM. UFSM em REDE, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/ufsm-em-rede. Acesso em: 5 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Bolzan, D. P. V., Braun, J. R., Moraes, M. J. de, & Ceretta, M. (2021). JOGOS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO: EMERGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e2/01–20. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65288