UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O QUE NOS REVELAM OS ESTUDANTES DO BRASIL E DE PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995085287

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais; Brasil; Portugal; Educação Básica.

Resumo

Este artigo é recorte de um estudo de doutorado que foi finalizado no ano de 2020. Tem como objetivo analisar o uso das tecnologias digitais na Educação de Brasil e Portugal sob o olhar dos estudantes, identificando as similaridades, proximidades e diferenças de usos nos diferentes contextos educativos. A metodologia utilizada foi do tipo quantitativa de natureza colaborativa, envolvendo 29 estudantes brasileiros e 26 estudantes portugueses, com idade entre 14 e 17 anos, de escolas públicas em nível médio, Brasil, e Secundário, Portugal. Os resultados indicaram que regularmente os estudantes fazem uso das tecnologias em diferentes espaços e tempos para fins educativos e os professores demonstraram desempenho em fazer o uso dos dispositivos no ensino de Geografia. Além do mais, compreendemos uso das tecnologias digitais não é garantia de aprendizado efetivo se não houver intencionalidade pedagógica pautada num planejamento elaborado acerca da cultura estudantil e da estrutura tecnológica disponível no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville; Licenciado em Pedagogia pela Uninter; Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, UDESC

Doutora em Geografia; Mestre em Educação; Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC; Docente do PPGE FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO; Coordenadora do grupo de pesquisa CNPQ – Ensino de Geografia e Diferentes Linguagens.

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

Martins Junior, L., & Martins, R. E. M. W. (2024). UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O QUE NOS REVELAM OS ESTUDANTES DO BRASIL E DE PORTUGAL. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 5(1), e1/1–21. https://doi.org/10.5902/2675995085287