UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O QUE NOS REVELAM OS ESTUDANTES DO BRASIL E DE PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2675995085287Palavras-chave:
Tecnologias Digitais; Brasil; Portugal; Educação Básica.Resumo
Este artigo é recorte de um estudo de doutorado que foi finalizado no ano de 2020. Tem como objetivo analisar o uso das tecnologias digitais na Educação de Brasil e Portugal sob o olhar dos estudantes, identificando as similaridades, proximidades e diferenças de usos nos diferentes contextos educativos. A metodologia utilizada foi do tipo quantitativa de natureza colaborativa, envolvendo 29 estudantes brasileiros e 26 estudantes portugueses, com idade entre 14 e 17 anos, de escolas públicas em nível médio, Brasil, e Secundário, Portugal. Os resultados indicaram que regularmente os estudantes fazem uso das tecnologias em diferentes espaços e tempos para fins educativos e os professores demonstraram desempenho em fazer o uso dos dispositivos no ensino de Geografia. Além do mais, compreendemos uso das tecnologias digitais não é garantia de aprendizado efetivo se não houver intencionalidade pedagógica pautada num planejamento elaborado acerca da cultura estudantil e da estrutura tecnológica disponível no espaço escolar.
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