Novas formas de brincar respeitando a natureza: um trabalho de reciclagem na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613083913Palavras-chave:
Criança, Aprendizagem, Educação Ambiental, Resíduos, LúdicoResumo
O presente artigo é baseado na monografia intitulada NOVAS FORMAS DE BRINCAR RESPEITANDO A NATUREZA: UM TRABALHO DE RECICLAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, do curso de Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, apresentada no dia 29 de julho de 2011. O trabalho foi realizado com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda e teve como objetivos possibilitar aos educandos conhecimentos, sentido de valores, interesse ativo eatitudes necessárias para respeitar, proteger e melhorar o meio ambiente, alertando-os sobre o problema da grande produção de resíduos e a necessidade de consumo consciente. Como estratégias metodológicas, foram utilizados momentos de conversas, exploração de filmes, histórias, músicas e atividades dirigidas. Como forma de registro, foi desenvolvida reciclagem de materiais e confecção de brinquedos e instrumentos musicais, experiências com resíduos, desenhos e cartilha, enfatizando a importância da reciclagem desses resíduos. A análise dos dados concorda com o referencial teórico, confirmando a ideia de a criança aprende através de atividades lúdicas e amplia seus conhecimentos por meio de interações e socializações mediadas pela intervenção do educador, quando oferece subsídios para que os educandos analisem e contribuam para a conservação do meio ambiente. A Educação Ambiental trabalhada na Educação Infantil contribui para a construção de novos olhares e atitudes para com a natureza, os outros e consigo.Downloads
Referências
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