Novas formas de brincar respeitando a natureza: um trabalho de reciclagem na educação infantil

Autores

  • Simone Carneiro Schumann Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Damaris Kirsch Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083913

Palavras-chave:

Criança, Aprendizagem, Educação Ambiental, Resíduos, Lúdico

Resumo

O presente artigo é baseado na monografia intitulada NOVAS FORMAS DE BRINCAR RESPEITANDO A NATUREZA: UM TRABALHO DE RECICLAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, do curso de Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, apresentada no dia 29 de julho de 2011. O trabalho foi realizado com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda e teve como objetivos possibilitar aos educandos conhecimentos, sentido de valores, interesse ativo eatitudes necessárias para respeitar, proteger e melhorar o meio ambiente, alertando-os sobre o problema da grande produção de resíduos e a necessidade de consumo consciente. Como estratégias metodológicas, foram utilizados momentos de conversas, exploração de filmes, histórias, músicas e atividades dirigidas. Como forma de registro, foi desenvolvida reciclagem de materiais e confecção de brinquedos e instrumentos musicais, experiências com resíduos, desenhos e cartilha, enfatizando a importância da reciclagem desses resíduos. A análise dos dados concorda com o referencial teórico, confirmando a ideia de a criança aprende através de atividades lúdicas e amplia seus conhecimentos por meio de interações e socializações mediadas pela intervenção do educador, quando oferece subsídios para que os educandos analisem e contribuam para a conservação do meio ambiente. A Educação Ambiental trabalhada na Educação Infantil contribui para a construção de novos olhares e atitudes para com a natureza, os outros e consigo.

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Referências

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Publicado

2011-10-11

Como Citar

Schumann, S. C., & Pinheiro, D. K. (2011). Novas formas de brincar respeitando a natureza: um trabalho de reciclagem na educação infantil. Revista Monografias Ambientais, 4(4), 607–615. https://doi.org/10.5902/223613083913

Edição

Seção

ARTIGOS