Análise socioeconômica do perfil dos microempreendedores individuais do Shopping Independência de Santa Maria-RS

Autores

  • Jéferson Réus da Silva Schulz Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Bruna Tadielo Zajonz Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Marta Fenner Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Andrea Cristina Dörr Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130815032

Palavras-chave:

Microempreendedor Individual, Economia Informal, Shopping Independência

Resumo

O microempreendedor individual é aquele que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Observa-se que essa categoria vem crescendo constantemente no Brasil à medida que se abrem novas oportunidades para o empreendimento autônomo. O objetivo deste artigo é analisar o perfil socioeconômico dos microempreendedores individuais do Shopping Independência de Santa Maria-RS após a implantação do MEI. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseia-se na coleta de dados primários por meio da aplicação de formulários junto aos lojistas no período de 04 a 09 de novembro de 2013. Os resultados indicam que a maioria dos entrevistados é alfabetizada, possui idade de 15 a 69 anos e escolaridade básica completa. Os dados revelam que a qualidade de vida dos indivíduos melhorou mesmo que suas receitas tenham diminuído e que existe uma considerável divergência de opinião acerca das vantagens e desvantagens de sua transferência para o shopping. Conclui-se que apesar da melhora em seu bem estar social, os microempreendedores reivindicam por mais atenção ao seu estabelecimento de trabalho por parte da prefeitura municipal, cobrando desta maior divulgação do shopping no intuito de aumentar suas vendas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéferson Réus da Silva Schulz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmico de Ciências Econômicas

Bruna Tadielo Zajonz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica de Ciências Econômicas

Marta Fenner, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica de Ciências Econômicas

Andrea Cristina Dörr, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora Adjunta do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais

Referências

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

BAGNASCO, A. A economia informal. Ensaios FEE, v. 18, n. 2, p. 13-31, 1997.

BRASIL. Lei Complementar n. 128, de 19 de dezembro de 2008. Cria a figura do Microempreendedor Individual - MEI e modifica partes da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp128.htm. Acesso em: 28 mai. 2014.

BRASIL. Portal do Empreendedor. MEI: Microempreendedor Individual. 2013. Disponível em: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual. Acesso em: 5 dez. 2013.

CACCIAMALI, M. C. Globalização e processo de informalidade. Economia e Sociedade, Campinas, v. 9, n. 1 (14), p. 153-174, jun. 2000.

CARRIERI, A. P. de; MURTA, I. B. D. ; MENDONÇA, M. C. N. ; MARANHÃO, C. M. S. A. de; SILVA, A. R. L. da. Os espaços simbólicos e a construção de estratégias no Shopping Popular Oiapoque. Cadernos EBAPE.BR, v. 6, n. 2, p. 1-13, jun. 2008.

CLEPS, G. D. G. Comércio informal e a produção do espaço urbano em Uberlândia (MG). Revista Sociedade e Natureza, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 327-339, dez. 2009.

CORSEUIL, C. H.; REIS, M. C.; BRITO, A. S. Critérios de classificação para ocupação informal: consequências para a caracterização do setor informal e para a análise do bem-estar social no Brasil. Brasília: Rio de Janeiro: IPEA, 2013. (Texto para Discussão, 1.879).

FRANÇA FILHO, G, C. de. Políticas públicas de economia solidária no Brasil: características, desafios e vocação. 2006. Disponível em: http://www.dmtemdebate.com.br/abre_artigos.php?id=19. Acesso em: 28 jun. 2014.

KITAMURA, C. K.; MIRANDA, M.; RIBEIRO FILHO, V. O comércio e serviços ambulantes: uma discussão. Caminhos de Geografia – revista online, Uberlândia, v. 8, n. 23, p. 20-26, 2007. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia. Acesso em: 2 jul. 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JAYME, J. G.; NEVES, M. A. de. Cidade e espaço público: política de revitalização urbana em Belo Horizonte. Caderno CRH, Salvador, v. 23, n. 60, p. 605-617, set./dez. 2010.

MEDEIROS, C. A.; SALM, C. O mercado de trabalho em debate. Revista Novos Estudos, n. 39, p. 49-65, jul. 1994.

MONTESSORO, C. Centralidade urbana e comércio informal: os novos espaços de consumo no centro de Anápolis. 2006. 398 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2006.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). A OIT e a Economia Informal. Lisboa, 2006.

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Empreender é ter vontade e oportunidade. 2014. Disponível em: http://gestaoportal.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/comece-porvoce/empreendedorismo. Acesso em: 10 abr. 2014.

THEODORO, M. As bases da política de apoio ao setor informal no Brasil. Brasília: IPEA, 2000. (Texto para Discussão, 762).

ULYSSEA, G. Informalidade no mercado de trabalho brasileiro: uma resenha da literatura. Revista de Economia Política, v. 26, n. 4 (104), p. 596-618, out./dez. 2006.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Schulz, J. R. da S., Zajonz, B. T., Fenner, M., & Dörr, A. C. (2014). Análise socioeconômica do perfil dos microempreendedores individuais do Shopping Independência de Santa Maria-RS. Revista Monografias Ambientais, 13(5), 3952–3962. https://doi.org/10.5902/2236130815032

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)