Avaliação do programa de coleta seletiva de resíduos sólidos de Pelotas - RS

Autores

  • Gustavo Stolzenberg Colares Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Luciara Bilhalva Corrêa Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS https://orcid.org/0000-0002-1686-5282
  • Juliana Carriconde Hernandes Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Érico Kunde Corrêa Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Vanessa Sacramento Cerqueira Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130819734

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Reciclagem, Sustentabilidade

Resumo

No Brasil, o crescimento urbano desordenado associado ao estilo de vida consumista da sociedade moderna tornou um desafio para os gestores públicos que visam a sustentabilidade econômica, ambiental e social do gerenciamento de seus resíduos sólidos. Nesse contexto, o município de Pelotas tem buscado alternativas a fim de melhorar a eficiência de sua gestão integrada de resíduos sólidos, na qual a coleta seletiva se apresenta como um importante instrumento para a reciclagem e a destinação correta. Esse estudo teve como objetivo identificar fragilidades e potencialidades presentes no programa de coleta seletiva do município, visando a proposição de ferramentas técnicas quando possível. A metodologia aplicada foi: estudos da literatura e modelos de coleta seletiva, somados a entrevistas com os técnicos e o engenheiro responsáveis pelo programa no município e documentos oficiais. As principais fragilidades identificadas foram em relação à educação ambiental e sensibilização da população, resultando na segregação inadequada, ausência de dispositivos para o acondicionamento dos resíduos a serem coletados, veículos coletores inadequados para a função entre outras. Em relação aos aspectos positivos, foram identificados o Programa Adote uma Escola, o Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento, subsídios da prefeitura às cooperativas de catadores, etc. Posteriormente, proposições técnicas foram realizadas referentes às fragilidades encontradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Stolzenberg Colares, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Luciara Bilhalva Corrêa, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande.

Juliana Carriconde Hernandes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Química Licenciatura e Habilitação Em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande, mestrado em Química Tecnológica e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande e doutorado em Ciências Biológicas, área Parasitologia, pela Universidade Federal de Pelotas.

Érico Kunde Corrêa, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Professor Associado do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas. Professor do PPG em Ciências Ambientais do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas e do PPG em Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel. Coordenador do Laboratório de Resíduos e Ecotoxicologia (CEng - UFPel).

Vanessa Sacramento Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui Graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Doutorado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  

Referências

ABRELPE, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. São Paulo, 2015. 120p.

BRASIL. Congresso. Senado. Decreto nº 4.281, de 1999. Regulamenta a Lei n.º 9.795, de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências . Coleção de Leis da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 2010.

Lei N. 12.305 de 2 de janeiro de 2010. Dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, altera a Lei N. 9.605 dá outras providências. Diário Oficial da União (Brasília). 2010 Ago 02.

BRINGHENTI, J. Coleta Seletiva de resíduos sólidos urbanos: aspectos operacionais e da participação da população, 2004. Teste de doutorado, Universidade de São Paulo.

CITY OF OTTAWA. Residents - Garbage and Recycling - Recycling. 2015. Disponível em: http://ottawa.ca/en/residents/garbage-and-recycling/recycling. Acesso em: 28 jun. 2015.

D'ALMEIDA, M.; VILHENA, A. Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. 3 ed. São Paulo: IPT/CEMPRE, 2010.

FREIRE, A. et al. Manual para Implantação de compostagem e de coleta seletiva no âmbito de consórcios públicos.1 ed. Brasília, 2010.

GALBIATI, A. O Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e a Reciclagem. Educação ambiental para o Pantanal, 2005.

MIRANDA, E. E. de; GOMES, E. G. GUIMARÃES, M. Mapeamento e estimativa da área urbanizada do Brasil com base em imagens orbitais e modelos estatísticos. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2005. Disponível em: http://www.urbanizacao.cnpm.embrapa.br. Acesso em: 28 jun. 2015.

MONTEIRO, J. H. P. et al. Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001.

MONTEROSSO, E. P. Painel sobre coleta seletiva no município de Pelotas. In: SEMANA LIXO ZERO PELOTAS. Anais... Pelotas: 2014.

PINTO, T.; GONZÁLEZ, J. Elementos para o organização da coleta seletiva para a organização da coleta seletiva e projeto de galpões de triagem. 1st ed. 2008.

REIGOTA, Marcos. O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 1994. Ed. Brasiliense, 63 p.

SANEP. Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Pelotas, 2014.

SOUZA, J. A importância de uma estação de tratamento de esgoto na cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 7.2, p. 11-27., 2014. Disponível em:

http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/viewFile/2177-4560.20130012/2998. Acesso em: 30/ 6/ 2015.

THE COUNCIL FOR SCIENTIFIC AND INDUSTRIAL RESEARCH (CSIR). Municipal waste management - good practices. 1 ed. CSIR, Pretoria. 2011.

ZANTA, V.M.; FERREIRA, C.F.A. Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos. In: Resíduos Sólidos Urbanos: Aterro Sustentável para municípios de Pequeno Porte. Rio de Janeiro: ABES, RiMa, 2003. p 01-18

Downloads

Publicado

2016-01-15

Como Citar

Colares, G. S., Corrêa, L. B., Hernandes, J. C., Corrêa, Érico K., & Cerqueira, V. S. (2016). Avaliação do programa de coleta seletiva de resíduos sólidos de Pelotas - RS. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 141–153. https://doi.org/10.5902/2236130819734

Edição

Seção

PROBLEMAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.