The organization of pedagogical work in the literacy cycle: the voices of teachers

Authors

  • Gabriela Cedalia Cardoso Universidade Federal de Santa Maria
  • Doris Pires Vargas Bolzan
  • Silvana Martins de Freitas Millani

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133822386

Abstract

This article is an excerpt of the Specialization Course monograph in Educational Management of the Federal University of Santa Maria. The aim of the study was developed to understand how the organization of the pedagogical work involves the development of actions to encourage reading and writing literacy in the cycle. The research adopted is qualitative socio-cultural narrative nature, with the study based on the narratives of the pedagogical coordinator and literacy cycle teachers of a school of the municipal educational system of Santa Maria. We understand how teachers organize their teaching work and how the management team has been working to support and guide the teaching.

Key-words: pedagogical work, literacy cycle, reading and writing.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Verbetes. In: MOROSINI, Marília Costa (org.). Enciclopédia da pedagogia universitária: glossário. Brasília: Inep/Ries, 2006.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Aprendizagem docente e processos formativos: movimentos construtivos da professoralidade na Educação básica e Superior. Relatório final do projeto de pesquisa interinstitucional e integrado, registro no GAP n. 025821. CNPq/PPGE/CE/UFSM, 2011-2013.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2009.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: UFSM, 2007.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Cultura escrita: aprender a ler e escrever na escola. Revista Educação, Santa Maria: UFSM, v. 38, n. 1, 2013, p. 97-110.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em 30 set. 2015.

BRASIL. Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 fev. 2006. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2006/Lei/ l11274.htm>. Acesso em 30 set. 2015.

BRASIL. Resolução n. 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) anos. Conselho Nacional da Educação, Brasília, DF, 14 dez. 2010. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/ dmdocuments/rceb007_10.pdf>. Acesso em 30 set. 2015.

BRASIL. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012. Institui o pacto nacional pela alfabetização na idade certa e as ações do pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04 jul. 2012. Disponível em <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/port_867_040712.pdf>. Acesso em 30 set. 2015.

DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna (org.). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CASTRO ALVES. Projeto político-pedagógico. Santa Maria, 2013.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2011a.

FERREIRO, Emília; PALACIO, Margarita Gomes. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 2011b.

FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

ISAIA, T. P. Interação grupal: um meio de promover a construção da lecto-escrita. In: BOLZAN, D. P. V (org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: UFSM, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LÜCK, Heloisa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2008a.

LÜCK, Heloisa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2008b.

LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

LÜCK, Heloisa. Gestão do processo de aprendizagem pelo professor. Petrópolis: Vozes, 2014.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1996.

MOROSINI, Marília Costa (org.). Enciclopédia da pedagogia universitária: glossário. Brasília: Inep/Ries, 2006.

MORTATTI, Maria. Educação e letramento. São Paulo: Unesp, 2004.

POWACZUK, Ana Carla Hollweg. A organização do trabalho escolar e a alfabetização: atividades diversificadas em sala de aula. In: BOLZAN, Doris Pires Vargas (org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: UFSM, 2007.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA. Projeto leitura no coração. Santa Maria, 2014.

RIBEIRO, A. C. G. Alfabetização: resignificação do processo de ensino- aprendizagem através da mediação do professor. In: BOLZAN, Doris Pires Vargas (org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: UFSM, 2007.

TEBEROSKY, Ana. Construção de escritas através da interação grupal. In: FERREIRO, Emília; PALÁCIO, Margarita Gomez. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

Published

2016-06-07

How to Cite

Cardoso, G. C., Bolzan, D. P. V., & Millani, S. M. de F. (2016). The organization of pedagogical work in the literacy cycle: the voices of teachers. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 5(10), 73–94. https://doi.org/10.5902/2318133822386

Issue

Section

Artigos