As contribuições do pensamento socrático para o ensino de filosofia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065738482

Palabras clave:

Educação, Sócrates, Maiêutica, Ensino de filosofia.

Resumen

Diante do desafio ou da problemática existente na questão do ensino de filosofia, este artigo, tem como objetivo destacar algumas das principais contribuições socráticas para a filosofia e para o ensino de filosofia. Para isso, afirma-se em primeiro lugar, a importância da educação e do ensino para o ser humano. A fundamentação teórica acerca do problema abordado é encontrada na história da educação brasileira, em que se percebe uma forte influência das ideias pedagógicas conhecidas como tradicionalismo e tecnicismo. Depois, apresenta as características da filosofia socrática por meio da maiêutica na busca da virtude e do bem viver. E a conclusão é feita na percepção de como o pensamento socrático se atualiza e na aplicabilidade dos ensinamentos socráticos para o ensino de filosofia nos dias atuais.

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Biografía del autor/a

Robson Pontes Custódio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil.

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Publicado

2020-01-07

Cómo citar

Custódio, R. P. (2020). As contribuições do pensamento socrático para o ensino de filosofia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e3/ 1–9. https://doi.org/10.5902/2448065738482

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua