O DESAFIO DO ENSINO DE FILOSOFIA COM OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO

Rozilene Vizzotto

Resumo


O artigo propõe pensar o ensino de Filosofia com os jovens, considerando os interesses em meio à cultura midiática e imagética, a qual compõem suas vivências existenciais na contemporaneidade, pois consideramos que a Filosofia somente se torna significativa à medida que o seu ensino seja pautado, metodologicamente por princípios que enfatizem a importância da investigação e problematização conceitual de temas filosóficos e que tais princípios estejam implicados na experimentação filosófica. Nesse sentido, cabe a pergunta: É possível filosofar com os jovens do ensino médio? Para responder a esse questionamento, objetivamos investigar a possibilidade do exercício filosófico com os jovens, considerando as condições socioculturais e quais são os possíveis modos do exercício filosófico no contexto da escola básica. Sabemos que a atividade filosófica requer leitura atenta desde o surgimento do problema filosófico até a sua solução. A escrita filosófica exige uma atitude de espreita à criação conceitual. Para tanto, o professor de filosofia precisa definir sua prática, propondo a experimentação filosófica mediada pelas tecnologias de comunicação e informação, a arte e o cinema, considerando que tais dispositivos são possibilidades de conexão entre o objetivo de tratar o problema filosófico e a cultura da imagem e do que resulta da relação dos jovens com o universo das redes sociais midiáticas.


Palavras-chave


Ensino de Filosofia; Cultura Contemporânea; Tecnologias de comunicação e de informação

Texto completo:

PDF

Referências


ASPIS, Renata Pereira Lima. O professor de filosofia: O ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica. Cadernos CEDES, 24(64). 305-320, 2004.

ASPIS, Renata Pereira Lima. Ensino de Filosofia e resistência e sub-versões e. Revista Polyphonía, 23 (2), 2012.

BASTIANI, Tania Mara de.; MORAES, Simone Becher Araujo. Ensinar e Aprender Filosofia no contexto das Tecnologias da informação e da comunicação: realidade, formação e aprendizagem. IX ANPED SUL- Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO(MEC). Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele (Org). Ensinar Filosofia. Cuiabá, MT: Central de texto, 2013.

CERLETTI, Alejandro A. Ensinar Filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, Walter O. (org). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, p.19-43, 2004.

CERLETTI, Alejandro A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. de Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio; GALLO, Sílvio. Filosofia do ensino de Filosofia. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003. (Série Filosofia na Escola, 7).

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.

DOUAILLER, Stéphane. A filosofia que começa: desafios para o ensino da filosofia no próximo milênio. In: GALLO, S.;DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabriele.(Orgs.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.

FAVARETTO, Celso. Filosofia, Ensino e Cultura. In: KOHAN, Walter O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

FÁVERO, Altair. et al. O Ensino de Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos CEDES, Campinas-SP, v.24, n. 64, set.- dez. 2004.

GALLINA, Simone Freitas da Silva. O Ensino de Filosofia e a criação de conceitos. Cadernos CEDES, 24(64). p.359-371, 2004.

GALLINA, Simone Freitas da Silva. Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze. Campinas, 2008.

GALLINA, Simone Freitas da Silva. TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Qual a relação do Ensino de Filosofia com a Cultura Juvenil? ___. (Orgs.). Territórios da prática filosófica. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009, p. 171-188.

GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter. O. Filosofia no ensino médio. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000. (Série Filosofia na Escola, 6).

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o Ensino Médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.

GALLO, Sílvio. O problema e o conceito: Em torno de um ‘método regressivo’ para o ensino de Filosofia. Da filosofia como disciplina: Desafios e perspectivas. São Paulo: Loyola, 2011, pp.67-95.

GALLO, Sílvio. Filosofia na educação básica e a formação do professor. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Práticas e didáticas. Porto Alegre: Ed. da PUC-RS, 2008, v.2, pp.636-645.

GALLO, Sílvio. O problema e a experiência do pensamento: implicações para o ensino de filosofia. Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, pp. 115-130.

GALLO, Sílvio. A filosofia e o seu ensino: conceito e transversalidade. Filosofia no Ensino médio: Temas, Problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007, pp. 15-36.

GALLO, Sílvio. A especificidade do ensino de filosofia: em torno de conceitos. Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2002, pp. 193-210.

GUIDO, Humberto; GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Osmar. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas. CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele (Org). Ensinar Filosofia. Cuiabá: Central de Texto, 2013.

GOTO, Roberto; SILVEIRA, Renê J. T. (Org.). Filosofia no Ensino Médio – Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.

HEUSER, Esther. Modos de Ler Filosofia: uma conversa com iniciantes e iniciados. Revista Digital de Ensino de Filosofia, 02(01), 2016, Santa Maria.

MURCHO, Desidério. A natureza da filosofia e o Ensino. Revista Educação, 27(02), 2002.

OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da filosofia. Trad. de Sílvio Gallo. Ijuí-RS: Unijuí, 2002.

PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993.

PORTA, M.A.G., A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo, Loyola, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da.(org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira (org). Ensino de Filosofia – experiências, Problematizações e Perspectivas. Curitiba-PR: Appris, 2015.

TOMAZETTI, Elisete M. (Org.) Filosofia no Ensino Médio: experiências com cinema, teatro, leitura e escritura a partir do PIBID. São Leopoldo: Oikos, 2012.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira. A relação dos jovens com a filosofia no Ensino Médio. Revista Philósophos, 12 (1). 57-78, 2007.

TOMAZETTI, Elisete M.; MORAES, Simone Becher Araujo. Ensino de Filosofia e TIC: experiências do PIBID. Revista Intersaberes, 9 (18). 345-360, 2014.

XAVIER, Ingrid Muller. Filosofia em tempos de adrenalina. KOHAN, Walter O. (org). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065735783

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________