O DESAFIO DO ENSINO DE FILOSOFIA COM OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065735783

Parole chiave:

Ensino de Filosofia, Cultura Contemporânea, Tecnologias de comunicação e de informação

Abstract

O artigo propõe pensar o ensino de Filosofia com os jovens, considerando os interesses em meio à cultura midiática e imagética, a qual compõem suas vivências existenciais na contemporaneidade, pois consideramos que a Filosofia somente se torna significativa à medida que o seu ensino seja pautado, metodologicamente por princípios que enfatizem a importância da investigação e problematização conceitual de temas filosóficos e que tais princípios estejam implicados na experimentação filosófica. Nesse sentido, cabe a pergunta: É possível filosofar com os jovens do ensino médio? Para responder a esse questionamento, objetivamos investigar a possibilidade do exercício filosófico com os jovens, considerando as condições socioculturais e quais são os possíveis modos do exercício filosófico no contexto da escola básica. Sabemos que a atividade filosófica requer leitura atenta desde o surgimento do problema filosófico até a sua solução. A escrita filosófica exige uma atitude de espreita à criação conceitual. Para tanto, o professor de filosofia precisa definir sua prática, propondo a experimentação filosófica mediada pelas tecnologias de comunicação e informação, a arte e o cinema, considerando que tais dispositivos são possibilidades de conexão entre o objetivo de tratar o problema filosófico e a cultura da imagem e do que resulta da relação dos jovens com o universo das redes sociais midiáticas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Rozilene Vizzotto, Secretaria de Educação, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil

Secretária na Secretaria de Educação, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil

Riferimenti bibliografici

ASPIS, Renata Pereira Lima. O professor de filosofia: O ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica. Cadernos CEDES, 24(64). 305-320, 2004.

ASPIS, Renata Pereira Lima. Ensino de Filosofia e resistência e sub-versões e. Revista Polyphonía, 23 (2), 2012.

BASTIANI, Tania Mara de.; MORAES, Simone Becher Araujo. Ensinar e Aprender Filosofia no contexto das Tecnologias da informação e da comunicação: realidade, formação e aprendizagem. IX ANPED SUL- Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO(MEC). Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele (Org). Ensinar Filosofia. Cuiabá, MT: Central de texto, 2013.

CERLETTI, Alejandro A. Ensinar Filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, Walter O. (org). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, p.19-43, 2004.

CERLETTI, Alejandro A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. de Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio; GALLO, Sílvio. Filosofia do ensino de Filosofia. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003. (Série Filosofia na Escola, 7).

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.

DOUAILLER, Stéphane. A filosofia que começa: desafios para o ensino da filosofia no próximo milênio. In: GALLO, S.;DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabriele.(Orgs.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.

FAVARETTO, Celso. Filosofia, Ensino e Cultura. In: KOHAN, Walter O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

FÁVERO, Altair. et al. O Ensino de Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos CEDES, Campinas-SP, v.24, n. 64, set.- dez. 2004.

GALLINA, Simone Freitas da Silva. O Ensino de Filosofia e a criação de conceitos. Cadernos CEDES, 24(64). p.359-371, 2004.

GALLINA, Simone Freitas da Silva. Invenção e aprendizagem em Gilles Deleuze. Campinas, 2008.

GALLINA, Simone Freitas da Silva. TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Qual a relação do Ensino de Filosofia com a Cultura Juvenil? ___. (Orgs.). Territórios da prática filosófica. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009, p. 171-188.

GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter. O. Filosofia no ensino médio. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000. (Série Filosofia na Escola, 6).

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o Ensino Médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.

GALLO, Sílvio. O problema e o conceito: Em torno de um ‘método regressivo’ para o ensino de Filosofia. Da filosofia como disciplina: Desafios e perspectivas. São Paulo: Loyola, 2011, pp.67-95.

GALLO, Sílvio. Filosofia na educação básica e a formação do professor. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Práticas e didáticas. Porto Alegre: Ed. da PUC-RS, 2008, v.2, pp.636-645.

GALLO, Sílvio. O problema e a experiência do pensamento: implicações para o ensino de filosofia. Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, pp. 115-130.

GALLO, Sílvio. A filosofia e o seu ensino: conceito e transversalidade. Filosofia no Ensino médio: Temas, Problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007, pp. 15-36.

GALLO, Sílvio. A especificidade do ensino de filosofia: em torno de conceitos. Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2002, pp. 193-210.

GUIDO, Humberto; GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Osmar. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas. CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele (Org). Ensinar Filosofia. Cuiabá: Central de Texto, 2013.

GOTO, Roberto; SILVEIRA, Renê J. T. (Org.). Filosofia no Ensino Médio – Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.

HEUSER, Esther. Modos de Ler Filosofia: uma conversa com iniciantes e iniciados. Revista Digital de Ensino de Filosofia, 02(01), 2016, Santa Maria.

MURCHO, Desidério. A natureza da filosofia e o Ensino. Revista Educação, 27(02), 2002.

OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da filosofia. Trad. de Sílvio Gallo. Ijuí-RS: Unijuí, 2002.

PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993.

PORTA, M.A.G., A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo, Loyola, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da.(org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira (org). Ensino de Filosofia – experiências, Problematizações e Perspectivas. Curitiba-PR: Appris, 2015.

TOMAZETTI, Elisete M. (Org.) Filosofia no Ensino Médio: experiências com cinema, teatro, leitura e escritura a partir do PIBID. São Leopoldo: Oikos, 2012.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira. A relação dos jovens com a filosofia no Ensino Médio. Revista Philósophos, 12 (1). 57-78, 2007.

TOMAZETTI, Elisete M.; MORAES, Simone Becher Araujo. Ensino de Filosofia e TIC: experiências do PIBID. Revista Intersaberes, 9 (18). 345-360, 2014.

XAVIER, Ingrid Muller. Filosofia em tempos de adrenalina. KOHAN, Walter O. (org). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-08-27

Come citare

Vizzotto, R. (2019). O DESAFIO DO ENSINO DE FILOSOFIA COM OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 5(2), 100–110. https://doi.org/10.5902/2448065735783

Fascicolo

Sezione

Dossiê Perspectivas da Filosofia no Ensino Médio