O marketing no papel dos escritórios de transferência de tecnologia das universidades: uma revisão sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465917252

Palabras clave:

Marketing, Universidade, Transferência de tecnologia

Resumen

Este trabalho procura compreender os papéis do marketing nas atividades dos escritórios de transferência de tecnologia nas universidades em todo o mundo e apoia-se no fato de que as universidades exercem um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico de uma nação. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática a partir do portal Web of ScienceTM, o que gerou como resultado quarenta artigos. Verificou-se que nenhum periódico dedicado ao marketing apresentou artigo sobre a temática, bem como, nenhum dos artigos analisados tinha como base direta as teorias de marketing. Dessa forma, foram identificadas lacunas para a pesquisa em marketing nesse contexto, em uma temática tão relevante para o mundo hodierno. Como consideração essencial, verificou-se que o marketing pode contribuir para o processo de aprimoramento das práticas que impulsionem a inovação nas universidades de diversas maneiras, como na compreensão dos relacionamentos internos nas instituições, nas parcerias dessas instituições com atores internos e externos, na promoção das tecnologias e no desenvolvimento de canais com o mercado, no desempenho das ações desenvolvidas e seus resultados, dentre outros aspectos.

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Biografía del autor/a

Dalton de Sousa, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

André Luiz Zambalde, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Professor aposentado da Universidade Federal de Lavras

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Universidade Federal de Lavras, Departamento de Administração e Economia

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Publicado

2019-05-13

Cómo citar

Sousa, D. de, Zambalde, A. L., & Brito, M. J. de. (2019). O marketing no papel dos escritórios de transferência de tecnologia das universidades: uma revisão sistemática. Revista De Administração Da UFSM, 12(1), 26–40. https://doi.org/10.5902/1983465917252

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