O marketing no papel dos escritórios de transferência de tecnologia das universidades: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465917252Schlagworte:
Marketing, Universidade, Transferência de tecnologiaAbstract
Este trabalho procura compreender os papéis do marketing nas atividades dos escritórios de transferência de tecnologia nas universidades em todo o mundo e apoia-se no fato de que as universidades exercem um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico de uma nação. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática a partir do portal Web of ScienceTM, o que gerou como resultado quarenta artigos. Verificou-se que nenhum periódico dedicado ao marketing apresentou artigo sobre a temática, bem como, nenhum dos artigos analisados tinha como base direta as teorias de marketing. Dessa forma, foram identificadas lacunas para a pesquisa em marketing nesse contexto, em uma temática tão relevante para o mundo hodierno. Como consideração essencial, verificou-se que o marketing pode contribuir para o processo de aprimoramento das práticas que impulsionem a inovação nas universidades de diversas maneiras, como na compreensão dos relacionamentos internos nas instituições, nas parcerias dessas instituições com atores internos e externos, na promoção das tecnologias e no desenvolvimento de canais com o mercado, no desempenho das ações desenvolvidas e seus resultados, dentre outros aspectos.
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