Atuação do TILS na Educação Superior: desafios e perspectivas

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148585253

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Tradutor Intérprete de Libras, Educação superior, Libras

Abstract

A presença do tradutor intérprete de Língua de Sinais (TILS) em ambientes educacionais tem sido uma realidade no Educação Superior, sobretudo, nas duas últimas décadas. Nesses espaços, contudo, observa-se escassez de materiais didáticos traduzidos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que possam apoiar os estudos acadêmicos de estudantes surdos. Esse fato exige atenção diferenciada de pesquisadores no campo dos Estudos Surdos em Educação e da Tradução. O artigo objetivou analisar as percepções dos TILS sobre suas atribuições profissionais, com destaque a observação dos relatos sobre a ocorrência do trabalho de tradução de textos acadêmicos em Libras, nas universidades. Participaram desta pesquisa oito profissionais tradutores intérpretes de Libras que atuam em diferentes universidades públicas do Brasil. A produção dos dados foi gerada a partir da aplicação de formulário on-line enviado para os TILS e as respostas obtidas variam bastantes, mostrando que cada instituição demonstrava uma forma de organizar e institucionalizar o serviço dos TILS. De modo geral, os resultados evidenciaram um perfil de atuação profissional balizado por carreira bastante heterogênea, e ainda, vinculada a práticas formativas correlacionadas às áreas de atuação TIS nas mediações de interações discursivas, em sala de aula; A prática de tradução de textos acadêmicos não foi observada como prioridade nas atribuições relatadas, justificada pela complexidade das atividades de apoio técnico e infraestrutura necessárias ao desenvolvimento desta atividade, nos contextos investigados.

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Biografie autore

Andresa Lins dos Santos Salvador, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Educação Especial pela UNESP/Marilia (2024). Mestra em Educação Especial pela UNESP/Marilia (2023). Especialista em LIBRAS para docência do Ensino Superior e Básico para interpretação (2016). Graduada em Pedagogia (2014). Tradutor Intérprete de Libras certificado pela UFSC/MEC (2008). Proficiência no Uso e Ensino de Libras certificado pela UFSC/MEC (2007). Tem experiência em tradução e interpretação em esfera educacional, acadêmica, politica e cultural.

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora Assistente Doutora (Pós-Graduação em Educação)

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Pubblicato

2025-04-09

Come citare

Salvador, A. L. dos S., & Martins, S. E. S. de O. (2025). Atuação do TILS na Educação Superior: desafios e perspectivas. Letras, (68), e85253. https://doi.org/10.5902/2176148585253

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