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Ofélia: a invisível

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148556344

Parole chiave:

Shakespeare, Ofélia, retórica, gênero.

Abstract

Este artigo trata da bem conhecida apreensão de Ofélia como personagem opaco e invisível em Hamlet de William Shakespeare.  A elaboração mais sutil e implícita do caráter de Ofélia exige um olhar mais aguçado que deduz seu modo de ser das relações com outros personagens. Abordamos as resistências a esse trabalho de leitura - resistências essas que levaram as personagens dentro da peça, a crítica e artistas plásticos a envolver Ofélia num halo de beleza mítica e num mistério mudo. Lançando mão de uma série de estudos recentes que abordam o destino das figuras femininas, investigamos a sutil trama de discursos e retóricas que ocultam o que essa personagem é ou poderia ter sido, se tivesse conseguido se liberar da tutela discursiva que fixava as mulheres renascentistas no reduzido e sofrido espaço delimitado pela sociedade patriarcal.   

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Biografia autore

Kathrin Holzermayr Lerrer Rosenfield, UFRGS

Possui graduação em Letras - Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (1981), mestrado em Antropologia histórica - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1981) e doutorado em Ciência da literatura pela Universidade de Salzburg (1984). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: estetica, guimaraes rosa, filosofia e literatura, psicanalise e literatura brasileira. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq Literatura e Filosofia.

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Pubblicato

2021-03-11 — Aggiornato il 2022-07-25

Versioni

Come citare

Pereira, L. F., & Rosenfield, K. H. L. (2022). Ofélia: a invisível. Letras, 71–92. https://doi.org/10.5902/2176148556344 (Original work published 11 marzo 2021)