Objetos domésticos e sua dinâmica afetiva em narrativas portuguesas contemporâneas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148531646

Mots-clés :

Objetos domésticos, Afetividade, António Lobo Antunes, Literatura portuguesa

Résumé

Este artigo analisa a dinâmica afetiva dos objetos domésticos em diferentes narrativas do escritor português contemporâneo António Lobo Antunes a partir de algumas das formulações de Deleuze e Guattari sobre “liso” e “estriado”, de Abraham Moles sobre o “kitsch” e de Jean Baudrillard sobre o “sistema dos objetos”. A análise das obras literárias (Que farei quando tudo arde?, Exortação aos crocodilos, O meu nome é legião, Eu hei-de amar uma pedra e Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?) indica que, na insuficiência ou ausência de afeto humano, esses objetos domésticos, ora convertidos em “objetos de estima”, ocupam nessas ficções o lugar desse outro ausente que nunca responde às demandas afetivas e de atenção das personagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Denis Leandro Francisco, Hankuk University of Foreign Studies (HUFS)

Graduado em Letras (licenciatura plena em língua portuguesa e suas literaturas), mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada (ênfase em Literatura Portuguesa), todos os títulos obtidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Assistant Professor na Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), Seul/Coreia do Sul, onde atua na área de Português Língua Estrangeira. Nessa universidade, é docente na Graduação em Estudos Brasileiros e coordena o Departamento de Estudos Brasileiros. Foi consultor selecionado pelo Ministério da Educação do Brasil (SESu/MEC) para coordenar o planejamento e a estruturação da área de Português Língua Estrangeira no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF - Português), de 2014 a 2016. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), atuou na área de Português Língua Materna, ministrando disciplinas de língua portuguesa, leitura e produção de textos e literatura brasileira para o Ensino Médio e para a Graduação. Tem participado, como elaborador, avaliador, supervisor e coordenador pedagógico de diversas avaliações educacionais de larga escala na área de leitura e língua portuguesa, tais como Enem, Pisa, Saeb/Prova Brasil, além de exames de proficiência em português como língua estrangeira (Celpe-Bras). Principais áreas de interesse atualmente: ensino de PLE; leitura e ensino de literatura brasileira no exterior; avaliação educacional de larga escala.

Références

ANTUNES, António Lobo. Exortação aos crocodilos. Rio de Janeiro: Rocco, 2001a.

ANTUNES, António Lobo. Que farei quando tudo arde? Lisboa: Dom Quixote, 2001b.

ANTUNES, António Lobo. Eu hei-de amar uma pedra. Lisboa: Dom Quixote, 2004.

ANTUNES, António Lobo. O meu nome é legião. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2007.

ANTUNES, António Lobo. Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?. Lisboa: Dom Quixote, 2009.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Traduzido por Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993. (Coleção Tópicos).

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Traduzido por Zulmira Ribeiro Tavares. São Paulo: Perspectiva: 2004. (Coleção Debates. 70).

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. 14.1440: o liso e o estriado. In: DELEUZE, Gilles. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. Traduzido por Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Ed. 34, 1997, p. 179-214. (Coleção TRANS).

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin ou a história aberta. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Traduzido por Sergio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 7-19. (Obras Escolhidas. Vol. 1).

MOLES, Abraham Antoine. O kitsch: a arte da felicidade. Traduzido por Sergio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 1972. (Coleção Debates. 68).

RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Traduzido por Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009.

Téléchargements

Publiée

2018-11-28 — Mis à jour le 2023-05-16

Versions

Comment citer

Francisco, D. L. (2023). Objetos domésticos e sua dinâmica afetiva em narrativas portuguesas contemporâneas. Letras, (57), 81–96. https://doi.org/10.5902/2176148531646 (Original work published 28 novembre 2018)