Objetos domésticos e sua dinâmica afetiva em narrativas portuguesas contemporâneas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148531646

Mots-clés :

Objetos domésticos, Afetividade, António Lobo Antunes, Literatura portuguesa

Résumé

Este artigo analisa a dinâmica afetiva dos objetos domésticos em diferentes narrativas do escritor português contemporâneo António Lobo Antunes a partir de algumas das formulações de Deleuze e Guattari sobre “liso” e “estriado”, de Abraham Moles sobre o “kitsch” e de Jean Baudrillard sobre o “sistema dos objetos”. A análise das obras literárias (Que farei quando tudo arde?, Exortação aos crocodilos, O meu nome é legião, Eu hei-de amar uma pedra e Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?) indica que, na insuficiência ou ausência de afeto humano, esses objetos domésticos, ora convertidos em “objetos de estima”, ocupam nessas ficções o lugar desse outro ausente que nunca responde às demandas afetivas e de atenção das personagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Denis Leandro Francisco, Hankuk University of Foreign Studies (HUFS)

Graduado em Letras (licenciatura plena em língua portuguesa e suas literaturas), mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada (ênfase em Literatura Portuguesa), todos os títulos obtidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Assistant Professor na Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), Seul/Coreia do Sul, onde atua na área de Português Língua Estrangeira. Nessa universidade, é docente na Graduação em Estudos Brasileiros e coordena o Departamento de Estudos Brasileiros. Foi consultor selecionado pelo Ministério da Educação do Brasil (SESu/MEC) para coordenar o planejamento e a estruturação da área de Português Língua Estrangeira no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF - Português), de 2014 a 2016. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), atuou na área de Português Língua Materna, ministrando disciplinas de língua portuguesa, leitura e produção de textos e literatura brasileira para o Ensino Médio e para a Graduação. Tem participado, como elaborador, avaliador, supervisor e coordenador pedagógico de diversas avaliações educacionais de larga escala na área de leitura e língua portuguesa, tais como Enem, Pisa, Saeb/Prova Brasil, além de exames de proficiência em português como língua estrangeira (Celpe-Bras). Principais áreas de interesse atualmente: ensino de PLE; leitura e ensino de literatura brasileira no exterior; avaliação educacional de larga escala.

Références

ANTUNES, António Lobo. Exortação aos crocodilos. Rio de Janeiro: Rocco, 2001a.

ANTUNES, António Lobo. Que farei quando tudo arde? Lisboa: Dom Quixote, 2001b.

ANTUNES, António Lobo. Eu hei-de amar uma pedra. Lisboa: Dom Quixote, 2004.

ANTUNES, António Lobo. O meu nome é legião. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2007.

ANTUNES, António Lobo. Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?. Lisboa: Dom Quixote, 2009.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Traduzido por Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993. (Coleção Tópicos).

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Traduzido por Zulmira Ribeiro Tavares. São Paulo: Perspectiva: 2004. (Coleção Debates. 70).

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. 14.1440: o liso e o estriado. In: DELEUZE, Gilles. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. Traduzido por Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Ed. 34, 1997, p. 179-214. (Coleção TRANS).

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin ou a história aberta. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Traduzido por Sergio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 7-19. (Obras Escolhidas. Vol. 1).

MOLES, Abraham Antoine. O kitsch: a arte da felicidade. Traduzido por Sergio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 1972. (Coleção Debates. 68).

RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Traduzido por Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009.

Téléchargements

Publié-e

2018-11-28 — Mis(e) à jour 2023-05-16

Versions

Comment citer

Francisco, D. L. (2023). Objetos domésticos e sua dinâmica afetiva em narrativas portuguesas contemporâneas. Letras, (57), 81–96. https://doi.org/10.5902/2176148531646 (Original work published 28 novembre 2018)